O SJSP recebeu nota, enviada via e-mail, da assessoria de imprensa do candidato a prefeito de São Paulo, José Serra, reivindicando que a sua versão sobre a agressão verbal cometida por Serra contra um jornalista durante entrevista coletiva, na última sexta-feira, seja divulgada pelo Sindicato. A assessoria enviou à entidade a nota oficial divulgada pelo PSDB: “PT envia repórter para tumultuar coletiva de Serra”.
A direção do SJSP esclarece que publicou matérias de repúdio à atitude de Serra devido, especificamente, à agressão verbal sofrida pelo jornalista. A entidade, dentre todas as suas bandeiras de luta, trabalha para que todos os profissionais consigam exercer suas funções sem que sofram nenhum tipo de agressão.
A Comissão Nacional de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) constatou em sua publicação “Relatório de Violência e Liberdade de Imprensa – 2011”, a ser apresentado no Congresso Nacional dos Jornalistas, em novembro, no Acre, que as agressões aos jornalistas são maiores em casos de cobertura política do que em coberturas policiais e especialmente em cidades do interior.
Desta forma, o SJSP, vem reiterar de que a questão em jogo é o respeito pelos jornalistas e seu trabalho, pelo qual a entidade tanto luta, e não a questão político-partidária.