Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Assembleia define ações contra falta de reajuste salarial na TV Cultura

Assembleia define ações contra falta de reajuste salarial na TV Cultura


cultura agosto
 

Em  assembleia realizada nesta terça-feira, 04 de agosto, em frente a Rádio e TV Cultura, o Sindicato dos Jornalistas e dos Radialistas decidiram em conjunto com os trabalhadores formular uma carta para ser entregue na próxima segunda-feira (10), na reunião do Conselho Curador  da empresa, onde reivindicam o reajuste nos salários de 2014.

A expectativa é que os sindicatos possam participar desse encontro para debater a crise que se abate sobre a TV Cultura e apresentar as exigências dos trabalhadores, após o governo do Estado se recusar a reajustar os salários.

Na assembleia, os diretores do SJSP, José Augusto Camargo (Guto), Ana Flávia Marx e Evany Sessa, ressaltaram a importância dos jornalistas se manterem unidos, diante o desrespeito da emissora com as leis trabalhistas. Guto disse que a Fundação Padre Anchieta, gestora da RTV Cultura,  não possui recursos próprio, precisando de verbas do governo para pagar o reajuste. “E é o governo do maior estado da federação que diz não ter dinheiro para reajustar os salários”, disse.

Para Ana Flávia Marx é preciso reação e movimentação da categoria. “É um momento de enfrentarmos a situação juntos, porque é a chance de conseguirmos melhorias”, afirmou.

A  direção do Sindicato qualificou como  irresponsável, revoltante e inaceitável a forma como governo do Estado vem tratando os trabalhadores da RTV Cultura.  Diante dos fatos, uma nova assembleia foi marcada para o dia 27 de agosto, às 13h30, em frente a emissora. Ela acontecerá um dia após a reunião que acontece entre a Fundação e o governo do Estado.

Crise – Segundo informações obtidas pela diretoria junto a direção da RTV Cultura, a Fundação está renegociando dívidas e contratos com fornecedores e alegar apresentar prejuízo, sendo necessário cortar cerca de 25% dos gastos.

Em um comunicado, a Fundação informou que reitera sua preocupação em manter  um canal aberto de negociações, “visando encontrar uma saída equilibrada para uma solução”. Uma reunião entre a Fundação e o Governo  foi agendada para o dia 26 de agosto.

A RTV Cultura, administrada pelo governo do PSDB, vive mais uma de suas crises. Além de dever para radialistas e jornalistas, tem sucateado sua área técnica e de produção de conteúdo, com a falta total de investimentos e com demissões. Recentemente, cerca de 50 radialistas e 2 jornalistas foram demitidos.

 

 

Foto: Departamento de Comunicação do SJSP 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo