Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Aspectos jurídicos, históricos e psicológicos da tortura são tema de seminário nesta sexta-feira (23)

Aspectos jurídicos, históricos e psicológicos da tortura são tema de seminário nesta sexta-feira (23)


Evento é promovido pelo Tortura Nunca Mais na sede do Sindicato dos Jornalistas e integra a “Jornada de luta contra a tortura”, na segunda-feira (26)


O Grupo Tortura Nunca Mais – São Paulo realiza nesta sexta-feira (23) o “Seminário combate à tortura: aspectos jurídicos, históricos e psicológicos”, a partir das 14h, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP0, na Rua Rego Freitas nº 530, sobreloja, centro da capital. O evento é gratuito e não é necessária inscrição prévia.

A atividade, que conta apoio do SJSP, integra a jornada de luta contra a tortura, que se realizará na próxima segunda-feira (26), às 16h, na Praça da Sé

A abertura do seminário tem a participação da jornalista Rose Nogueira, diretora do Sindicato, ex-presidenta do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Humana (Condepe) e ex-presidenta do Grupo Tortura Nunca Mais – São Paulo.

A primeira mesa de debates é sobre os aspectos jurídicos da tortura, com Antonio Funari Filho, advogado trabalhista e presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo.

Os aspectos históricos da tortura serão discutidos na segunda mesa. Dentro da temática, o sistema manicomial e penitenciário será abordado pelo psiquiatra Paulo César Sampaio, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais SP. O período da ditadura será debatido com a presença da jornalista Vilma Amaro, diretora do Sindicato e vice-presidenta do Grupo Tortura Nunca Mais.

Ainda na segunda mesa, a tortura na época da abertura política será discutida pela advogada Rosa Cantal, diretora do Tortura Nunca Mais São Paulo, e a tortura hoje será abordada pelo advogado Julio César Fernandes Neves, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo e ouvidor da Polícia.

Os aspectos psicológicos da tortura são tema da terceira mesa, com a psicóloga e pesquisadora Mariá Lanzotti Sampaio, especialista em urgências pela Residência Multiprofissional da Universidade Federal da Bahia.

Seminário combate à tortura: aspectos jurídicos, históricos e psicológicos
Dia: 23 de junho de 2017 (sexta-feira)
Hora: a partir das 14h
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530  – Sobreloja – República

Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo