A Associação dos Repórteres Fotográficos no Estado de São Paulo (ARFOC-SP) condena a atitude absurda da polícia paulista contra os companheiros fotojornalistas e pede ao governador e ao secretário de segurança pública uma explicação para tanta violência contra a imprensa. É preciso esclarecer que se trata de despreparo da tropa ou se é um prenúncio da volta de antigos métodos ditatoriais para calar a imprensa agora.
Temos inúmeros companheiros feridos e alguns presos por conta dessa desordem e descontrole da tropa que se mostrou despreparada e estúpida. Alguns foram feridos com gravidade como é o caso do fotojornalista Sérgio Silva, que se encontra internado no hospital Nove de Julho, devido a um tiro no olho esquerdo, perdendo 95% da visão.
Esse é apenas um dos casos que temos e a repudia da ARFOC-SP vem para defender o direito de expressão de seus associados fotojornalistas e fazer valer a democracia, não permitir que o país volte aos tempos de ditadura onde a censura prevalecia. A repressão Sr. governador é um retrocesso e nosso país não merece passar por isso novamente.