Mobilizados com apoio da Regional Oeste Paulista do Sindicato dos Jornalistas, profissionais mantêm estado de greve e, caso empresa descumpra acordo, vão paralisar as atividades no jornal
Depois de três meses enfrentando atrasos de salários e benefícios, os jornalistas da Folha da Região, de Araçatuba, conquistaram um acordo para que a empresa faça os pagamentos devidos. A vitória é resultado da união dos profissionais, que se mobilizaram contra os atrasos e pressionaram a direção do jornal.
A proposta foi apresentada pelo jornal no início da tarde desta segunda-feira (30) ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), e os trabalhadores e trabalhadoras aprovaram o acordo em seguida, em assembleia realizada na Subsede Araçatuba da CUT São Paulo, no bairro São Joaquim.
A Folha da Região se comprometeu a pagar até este 31 de outubro (terça-feira) o salário referente ao mês de agosto e as férias vencidas, e o salário de setembro será pago até o próximo dia 15 de novembro.
Na assembleia, os jornalistas definiram que o acordo será assinado pela empresa com uma confissão de dívida prevendo multa em caso de atraso e aprovaram, ainda, estado de greve com paralisação imediata das atividades se a proposta não for cumprida pelo jornal.
Pelo acordo, também foi definido que o saldo do salário de outubro, o reajuste de 2,5% da Campanha Salarial 2017-2018, a complementação do vale refeição, o 13º salário, a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a regularização do recolhimento do Fundo do Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) serão discutidos em reunião no próximo dia 28 de novembro, quando a Folha da Região apresentará um cronograma para quitação dos débitos.
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo