Depois de longo processo de negociação e várias assembleias e reuniões enfim chegou-se a um acordo no qual a empresa assumiu pagar os salários atrasados dos 25 jornalistas do Jornal de Jundiaí. A minuta do acordo de pagamento foi assinada na última quarta-feira (23/03) entre sindicato, jornalistas e a empresa.
Para entender o caso. Os meses de janeiro e fevereiro a empresa atrasou o pagamento dos salários. De acordo com a direção os dois primeiros meses do ano tradicionalmente o faturamento é menor e outro fator, segundo o sócio proprietário, a crise econômica ajudou a agravar o problema.
A situação chegou a impasse e em assembleia os jornalistas decidiram protocolar um aviso de greve, a partir daí as negociações avançaram tornando possível o acordo para pagamento dos atrasados em parcelas semanais. Ficou ainda acertado no acordo que após o pagamento será feita nova negociação para pagamento da multa prevista na cláusula 6ª da Convenção Coletiva de Trabalho de 1/90 por dia de atraso do pagamento dos salários.
De acordo com José Eduardo, secretário do Interior, Litoral e Grande São Paulo foi uma importante vitória dos jornalistas junto com sua entidade de classe. “Essa vitória não é só porque conseguimos fazer com que a empresa assinasse um acordo de pagamento dos atrasados, é importante porque houve mobilização, organização e unidade dos jornalistas com o Sindicato. Sem sombra de dúvidas isso foi uma demonstração de força e, de agora em diante vamos nos manter organizados e vigilantes para garantir o cumprimento do acordo”.