Em continuidade às homenagens ao Dia da África, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-SP) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realizou na noite da última sexta-feira, 23, no auditório Vladimir Herzog, a atividade África em Pauta, com a presença do professor Acácio Almeida, presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas e do jornalista e ex-ministro Chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins. Na ocasião foi debatido o tema “A realidade do continente africano na atualidade”.
Na abertura da atividade, os presentes puderem assistir dez minutos do documentário “Presidentes Africanos”, de autoria de Franklin Martins. Em seguida, o jornalista abriu sua fala explicando porque decidiu fazer esse curta-metragem. Para ele, o Brasil anda muito mal informado sobre o vizinho africano.
Quando saiu do Governo, o ex-ministro disse ter ficado muito impressionado com o déficit de informação que o Brasil tem sobre a África. “Somos o país com a maior população afrodescendente do mundo, mas as informações que apresentamos aqui sobre o país são estereotipadas, elas vem dos Estados Unidos ou dos países que são antigos colonizadores”, afirmou Martins. Por isso, resolveu mostrar que a África vive um processo crescente de paz e democracia, muito diferente do que a mídia transmite.
O professor Acássio levou sua fala na mesma direção. Disse que hoje, esse processo crescente de paz e democracia vivido no continente africano, citado por Martins, traz muitas conquistas à sua população. “Vivemos um momento que alegra todos nós, muitos países africanos estão cumprindo as metas do milênio e sabemos o quão isso é importante”, informou Almeida.
Além disso, o professor comentou sobre a importância do vídeo passado aos participantes da atividade. “O Brasil tem uma história longa com a África e não é só cultural, é importante e imprescindível esse tipo de conhecimento”, diz Almeida que termina sua fala propondo ao governo a formação de um grupo de trabalho que discuta e dissemine informações verdadeiras sobre o continente.
Foto – André Freire