
Um acordo formalizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) com a Fundação Victor Civita (editora Abril) e a Fundação Lemann garantiu os empregos e os salários dos jornalistas da redação das revistas Nova Escola e Gestão Escolar. Até fevereiro, a redação estava vinculada à Fundação Victor Civita, entidade com fins educacionais ligada à editora Abril. Houve então o anúncio de sua transferência para a Fundação Lemann, com a consequente demissão dos 17 jornalistas da redação.
Em conversa com os jornalistas, o Sindicato tomou naquele momento a iniciativa de procurar a editora Abril para manifestar sua oposição a qualquer demissão, propondo então um acordo que permitiria a transferência de toda a redação para a Fundação Lemann, garantindo-se os empregos e o nível salarial dos jornalistas. Uma reunião entre as três partes envolvidas – o SJSP e as duas fundações – encaminhou o acordo ainda em fevereiro, realizado da seguinte forma: em 1º de março, a redação foi desligada da Fundação Victor Civita, e no dia seguinte 15 dos 17 jornalistas foram recontratados pela Fundação Lemann, garantindo-se a todos, no mínimo, os mesmos salários.
No mesmo acordo, ficou acertado que a nova redação – bem como todos os jornalistas contratados pela Fundação Lemann – mantém-se representada pelo Sindicato dos Jornalistas, como é o correto para a nossa categoria. Acertado em fevereiro, e colocado em prática no início de março, o acordo foi formalizado e assinado pelo Sindicato e as duas fundações na semana passada.