O Departamento Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo ganhou no ano passado, para os trabalhadores, cerca de R$ 1,5 milhão em ações judiciais movidas contra empresas que deixaram de cumprir com suas obrigações trabalhistas e tentaram burlar a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
De acordo com o balanço do Departamento Financeiro da entidade, o valor atingido em 2015 é apenas sobre o que foi depositado no caixa do Sindicato e que será repassado ao trabalhador, e não sobre o que foi acordado judicialmente, já que algumas ações, quando atingem cifras muito elevadas, são pagas em parcelas. Sendo assim, o montante que os jornalistas têm a receber é ainda mais significativo.
A utilização do Departamento Jurídico do Sindicato é um direito dos jornalistas. O secretário Jurídico do SPSJ, Vitor Ribeiro, avalia que o êxito no ganho das ações é decorrência da ampliação dos serviços de assistência aos profissionais, que agora conta também com atendimento especializado em direito previdenciário.
O Departamento Jurídico possui plantões com os advogados na sede do Sindcato. Para agendar um horário com os advogados, acesse no site da entidade o ícone jurídico para ver as normas de funcionamento e atividades.