Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Abertas as inscrições para o 21º Enjai e 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas

Abertas as inscrições para o 21º Enjai e 3º Congresso Nacional Extraordinário dos Jornalistas


Impactos da reforma trabalhista e da previdência, precarização nas assessorias de imprensa e fraudes contra os jornalistas estão entre as pautas do encontro


A Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ e o Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo realizam de 7 a 9 de dezembro, em Vitória, o Encontro Nacional de Assessores de Imprensa e o Congresso Extraordinário dos Jornalistas. Em pauta, impactos no mercado de trabalho dos jornalistas provocados pelas reformas trabalhista e da Previdência, a precarização das relações de trabalho em assessoria de imprensa, fraudes contra o jornalista e a organização sindical da categoria na conjuntura de desregulamentação do trabalho.

Os eventos são concomitantes e devem reunir na capital capixaba profissionais de todas as regiões do país, entre delegados (eleitos em assembleias dos Sindicatos de Jornalistas ou congressos estaduais) e observadores. Estudantes de Jornalismo também podem participar.

A FENAJ realiza os congressos nacionais da categoria de dois em dois anos, intercalados com os Enjais. Extraordinariamente, vai realizar os dois eventos neste ano, em razão da conjuntura nacional. A contrarreforma trabalhista, que desmontou a CLT e retirou direitos dos trabalhadores, a ameaça da Reforma da Previdência exigem reação imediata e, para isso, mais organização da categoria.

Programação

Por isso mesmo, estes temas são os destaques do Congresso Extraordinário/Enjai, que começam dia 7 de dezembro, com a conferência magna As contrarreformas trabalhista e previdenciária e seus impactos para categoria dos Jornalistas, a ser proferida pelo presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Guilherme Guimarães Feliciano.

Na tarde do dia 7 de dezembro, antes da abertura oficial dos eventos, serão realizados minicursos enfocando a Comunicação e a Estratégia em Tempos de Crise; o Jornalismo Sindical e os desafios das Novas Mídias e, ainda, Como Formalizar e Gerenciar as Atividades Financeiras dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa.

No dia seguinte, pela manhã, o debate  será em torno da reforma trabalhista com o senador Paulo Paim e o advogado da FENAJ, Claudismar Zupiroli. À tarde,  entra em pauta a discussão sobre a reforma da Previdência: Seguridade Social em risco, com representante nacional da Associação dos Defensores Públicos (Anadep) e com a advogada capixaba especialista na área previdenciária, Maria Regina Uliana.

Os debates do dia 8 de dezembro serão encerrados com o tema A Precarização das Relações de Trabalho em Assessoria de Imprensa e Fraudes contra o Profissional Jornalista, com o vice-presidente da FENAJ, Guto Camargo, e com a jornalista e advogada nas áreas trabalhista e previdenciária, Graça Carvalho, que abordará também um recorte de gênero.

No sábado, 9 de dezembro, o presidente Nacional da CUT, Vagner Freitas,  e a presidenta da FENAJ, Maria José Braga, vão abordar o tema A Organização Sindical dos Jornalistas na Conjuntura de Desregulamentação do Trabalho.

Na tarde de sábado será realizada a plenária dos jornalistas, com discussão e votação das posições dos jornalistas brasileiros e das propostas de ações a serem desenvolvidas pelos Sindicatos de Jornalistas e FENAJ. Os debates serão orientados por teses-guias enviadas pela Federação aos Sindicatos.

Jornalistas e estudantes de Jornalismo que quiserem participar do Congresso Extraordinário/Enjai devem fazer suas inscrições pelo site dos eventos.

Também no site encontra-se a programação completa.

Escrito por: Redação – Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo