Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

A pedido do SJSP, juiz intima vereador Telhada sobre ameaça a jornalista

A pedido do SJSP, juiz intima vereador Telhada sobre ameaça a jornalista


liberdade01

 

O juiz da 39ª Vara Cível de São Paulo, Rodrigo Faccio da Silva, acatou interpelação realizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e intimou o vereador e ex-comandante da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) Paulo Adriano Lopes Lucinda Telhada (PSDB-SP), o Coronel Telhada, a depor sobre ameaça feita à jornalista Lúcia Rodrigues, então repórter da Rádio Brasil Atual, no início de março deste ano.

A entidade pediu na Justiça para que o vereador esclareça a declaração dada durante a entrevista.”Eu aconselho você a tomar cuidado com o que você vai publicar, porque a paulada vem depois do mesmo jeito, no mesmo ritmo”, afirmou o Coronel Telhada ao ser indagado pela jornalista sobre a possibilidade de nepotismo no gabinete do vereador.

Segundo documento, o vereador nesta fase não pode apresentar defesa, segundo o artigo 871 do CPC (Código de Processo Civil). “O protesto ou interpelação não admite defesa nem contraprotesto nos autos; mas o requerido pode contraprotestar em processo distinto”, diz o artigo do CPC.

Nepotismo

No dia 1º de abril, o SJSP entrou com a interpelação judicial no Foro Central Cível João Mendes Junior contra o vereador e coronel Paulo Lucindo Telhada (PSDB). Esta ação tem como objetivo pedir explicações sobre declarações feitas por ele em uma entrevista para a jornalista Lúcia Rodrigues.

Durante a entrevista realizada pela repórter na Câmara Municipal de São Paulo, o vereador Telhada não gostou de uma pergunta sobre nepotismo (empregar parentes em cargo público) e disse textualmente em áudio gravado por ela: “se quiser publicar o que você não deve publicar… Eu aconselho você a tomar cuidado com o que você vai publicar. Porque a paulada vem depois do mesmo jeito, no mesmo ritmo”.

Lúcia decidiu procurar o SJSP com a gravação da entrevista e depois de uma avaliação feita pelo Departamento Jurídico da entidade, se decidiu pela interpelação judicial.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo