Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

A imprensa não pode fugir de suas responsabilidades, diz Guto Camargo

A imprensa não pode fugir de suas responsabilidades, diz Guto Camargo


brasilia1

 

 

 

Na última quarta-feira (13/6), o secretário-geral da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, José Augusto Camargo  (Guto) disse ser necessário criar mecanismos sociais e jurídicos para garantir que a imprensa assuma seus deveres e tenha os direitos respeitados, informou o portal da Câmara.
“Queremos garantir ao profissional de imprensa o direito de trabalhar, de ter o sigilo da fonte, de ter acesso à informação dos órgãos do governo. Mas, se queremos direitos, também temos que arcar com os nossos deveres. Um deles é preservar a dignidade e o direito da pessoa humana”, declarou Camargo.
O jornalista comentou a reportagem veiculada pela TV Bandeirantes da Bahia, na qual uma repórter debocha ao entrevistar um rapaz negro preso sob a acusação de estupro. Ele afirmou que “é necessário cobrar a responsabilidade civil da empresa de comunicação. A indústria da mídia tem de responder por isso. A repórter cometeu um erro, mas é preciso envolver a empresa, que não pode ser eximida de culpa nesse e em outros episódios”.
As declarações foram feitas em audiência pública sobre a dignidade humana e os meios de comunicação, promovido em conjunto pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

 

Legenda da foto: Guto, o segundo à esquerda, na mesa da audiência pública

Com informações da Agência Câmara 

Foto: Larissa Ponce

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo