Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

O juro da notícia: jornalismo econômico pautado pelo capital financeiro

O juro da notícia: jornalismo econômico pautado pelo capital financeiro


livro_convite.fw

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo e a Editora Insular estão lançando “O juro da notícia: jornalismo econômico pautado pelo capital financeiro”, de Paula Puliti. O livro revela as transformações ocorridas nas notícias econômicas a partir da segunda metade dos anos 1980, o que levou à substituição das tradicionais fontes de informação – empresários, produtores rurais, acadêmicos e sindicalistas – por um novo agente que surgia na cena nacional, o economista do mercado financeiro.

Versão da tese de doutorado da autora, o livro traz apresentação da professora Gislene Silva, que fez parte da banca avaliadora, e prefácio do jornalista e professor Bernardo Kucinski, que orientou o trabalho. “O trabalho de Paula Puliti mostra claramente o papel estratégico atribuído pelo capital financeiro ao jornalismo”, comenta Kucinski. “Revela a  paciência e a obstinação com as quais as instituições financeiras foram erguendo, de cabeça pensada, os meios de ocupação do espaço jornalístico, de indução das pautas e direcionamento das coberturas e do processo de criação de significados na cobertura econômica.”

Paula Puliti é jornalista, mestre em História Internacional pela London School of Economics e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Jornalista desde 1987, atuou em diversos veículos e nos últimos 17 anos vem trabalhando na Agência Estado, no jornalismo econômico.

 

Mais informações no site da editora (www.insular.com.br).

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo