No dia 23 de março, próximo sábado, será realizado, por todo o território nacional, o dia de mobilização nacional em defesa da democracia. O objetivo é realizar manifestações populares para que se possa dialogar com a sociedade sobre temas relacionados ao cenário político do Brasil, mas também internacional.
Em São Paulo, a mobilização acontecerá no Largo São Francisco, na região central da cidade, a partir das 15h.
Entre os pontos centrais da manifestação estão a luta pelo fim do genocídio na Palestina. Neste sentido, vale lembrar que o nosso Sindicato foi palco de um importante ato contra o Massacre de Jornalistas Palestinos, no dia 27 de fevereiro, quando se apresentou o “Manifesto dos Jornalistas Brasileiros”, que será direcionado ao governo brasileiro, pedindo uma ruptura de relações diplomáticas com Israel enquanto não houver imediato cessar-fogo na Faixa de Gaza, onde já foram mortos mais de 100 jornalistas.
Outro ponto importante dos atos do dia 23 será relembrar os 60 anos do golpe civil-militar de 1964, que subjugou a classe trabalhadora brasileira, perseguindo e assassinando jornalistas, como Vladimir Herzog. Que os golpistas do passado e do presente sejam investigados e punidos, sem anistia!
Foi na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, situada no Largo São Francisco, que em agosto de 1977, foi lida a “Carta aos Brasileiros”, na qual denunciou-se a ilegitimidade do então governo militar e o estado de exceção em que se vivia. Ato que voltou a se repetir em 2022, quando, diante de consecutivas ameaças contra o processo democrático liderada por Jair Bolsonaro, a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito” foi lida. Nesta versão, o documento manifestava-se a favor do sistema eleitoral, das urnas eletrônicas e de outros pilares da democracia brasileira. O Sindicato dos Jornalistas esteve presente nessa mobilização.
Dia de mobilização nacional em defesa da democracia
23/3 (sábado)
15h
Largo São Francisco
DITADURA NUNCA MAIS!
EM MEMÓRIA DOS 60 ANOS DO GOLPE
EM DEFESA DA DEMOCRACIA
PUNIÇÃO PARA OS GOLPISTAS: SEM ANISTIA!
CONTRA O GENOCÍDIO NA PALESTINA