Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 27/04 a 04/05

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 27/04 a 04/05


 

trocatroca

 

Confira na edição desta semana do Vai e Vem: Marginais destroem sede do jornal Comércio da Franca para roubar caixa eletrônico; Renata Lo Prete passa a integrar o Jornal da CBN; Matheus Leitão estreia como blogueiro do G1 e Gustavo Hermmann, Paulo Peixoto e Luísa Alcântara deixam a Folha de S.Paulo


CBN

Renata Lo Prete é a nova integrante do “time das oito” do Jornal da CBN, e irá ao ar todas as 6as.feiras. No quadro Sexta básica, que estreará em 8/5, ela fará um balanço dos principais fatos políticos da semana.

– O âncora Mílton Jung considera que a chegada de Renata “completa a escalação” do time das oito, que reúne Fernando Gabeira às 2as, com o quadro Que semana é essa?; às 3as e 5as, Sergio Abranches, com Ecopolítica; e Walter Maierovitch e seu Justiça e Cidadania, às 4as.

– Editora de política e comentarista da GloboNews, Renata diz em nota como serão as análises que fará na CBN: “A ideia é amarrar o noticiário, buscando conexão e sentido nos acontecimentos da política. É uma alegria e um desafio fazer parte do time das oito, sob o comando do Mílton”.

 

G1

Matheus Leitão passou a integrar em 16/4 o time de blogueiros que escrevem diariamente para o G1. A exemplo do que faz em seu blog pessoal, que em cinco meses teve a marca de 800 posts, ele avisa que vai também tratar de temas variados: “Continuarei buscando informação exclusiva e ficarei atento ao noticiário de assuntos diversos, com destaque para a Política e o Jornalismo Investigativo, entrando eventualmente em outras áreas, como Meio Ambiente e Economia. Esta nova etapa do trabalho me entusiasma porque o G1 faz um jornalismo de qualidade e de ponta”

– No mercado profissional há 15 anos, Matheus, filho de Miriam Leitão,  passou pelas redações de Correio Braziliense, Época, iG e Folha de S.Paulo, onde trabalhou nas áreas de política, meio ambiente e investigação. Recebeu o Prêmio Esso por duas vezes: em 2003, com série de reportagens sobre a Guerrilha do Araguaia – trabalho realizado com três colegas no Correio Braziliense – e, em 2013, com o Folha Transparência, na Folha de S.Paulo, também em equipe. Entre 2011 e 2012, especializou-se em jornalismo investigativo na Universidade de Berkeley, na California.

 

Folha de S.Paulo

– Entre os profissionais que deixaram a Folha de S.Paulo no corte de duas semanas atrás estavam também Gustavo Hemmann, pauteiro do caderno Poder, e Paulo Peixoto, da Agência, ambos com mais de 20 anos no jornal, e a editora-assistente dos cadernos Turismo e Comida Luísa Alcântara e Silva. Por lá há nove anos, ela começou como repórter na coluna de Mônica Bergamo, depois passou a repórter e redatora de Cotidiano, Turismo e em seguida editou a Folha Corrida. Os contatos dela são mluisa.alcantara@gmail.com.

Laura Mattos, que editava Folhinha, passou a editora de Semanais.

 

Vogue

Carol Hungria deixou a Harper’s Bazaar para assumir como editora-chefe da Vogue Online. Formada em Jornalismo pela USP, teve passagens por Blue Bus, Folha da Manhã, Abril, MdeMulher e GLO, até chegar à Harper’s Bazaar em 2012, também como editora-chefe.

-Sobre o novo desafio, ela disse que o objetivo é “expandir a TV Vogue, principal aposta da empresa para 2015, e que todos sabemos é sucesso absoluto nas redes sociais. Aumentar a audiência com novos projetos a serem elaborados com a chefia e consolidar a liderança da Vogue, maior portal de moda na web brasileira”.

Anapaula Ziglio ( anapaulazandrade@gmail.com) passa a reforçar a equipe de produção e reportagem da RIT TV. Após passagem pela Rede CNT São Paulo, de onde saiu em outubro de 2014, chega para atuar nos telejornais da casa: Meio-Dia, 18h e 22h e também do programa RIT em Forma.

 

Litoral e Interior

Jornal Comércio da Franca

– A sede do Grupo Corrêa Neves de Comunicação, de Franca, que edita na cidade o jornal Comércio da Franca e controla a Rádio Difusora local, foi invadida na madrugada de 21/4 por marginais que explodiram um caixa eletrônico instalado no local e, com isso, provocaram grande destruição na redação. Corrêa Neves Jr., superintendente do GCN, fez no facebook um relato do episódio:

– “Acabo de sair do prédio do GCN, que publica o Comercio da Franca e controla a rádio Difusora. Por volta de 1h15 desta madrugada um grupo de marginais fortemente armados com fuzis invadiu a sede do grupo, ameaçou funcionários e explodiu o caixa eletrônico que atendia à equipe de colaboradores e também à população. Graças a Deus, ninguém ficou ferido, mas a destruição foi grande.

Salas, computadores e equipamentos foram reduzidos a escombros. Até o teto desabou com a força da explosão, que foi sentida em todo o prédio. Os bandidos levaram uma quantidade desconhecida de dinheiro. O montante disponível para saque de clientes é mantido sob sigilo pelo Banco do Brasil, que opera o caixa eletrônico.

Desde a madrugada, equipes das polícias Militar e Civil trabalham na investigação do caso e na caça aos marginais.

Imagens de várias câmeras de segurança foram disponibilizados imediatamente para as equipes de policiais presentes na cena do crime.

Uma equipe de jornalistas voltou às pressas para a redação. Coube aos editores Luciano Tortaro e Sérgio Marques, ao designer Fernando Calixto e à equipe de fotografia, formada por Ângelo Pedigoni, Roberta Lara e Marcello Oliveira, com apoio de motoristas e demais profissionais, a missão de reformular o noticiário e produzir o material que está impresso nas páginas do Comercio e disponível no portal GCN. Informar é uma missão da qual não arredamos o pé em nenhuma circunstância.

Neste feriado, equipes das áreas administrativas e operacionais vão trabalhar para que seja possível reabrir na manhã de quarta-feira, ainda que improvisadamente, para atendimento ao público. O prejuízo foi grande e os estragos significativos, mas a vida precisa seguir. É o que faremos, sem jamais arredar o pé de nossas crenças e valores. Nem de nossos compromissos com os leitores e clientes.

 

Diários Associados  

– A Biblioteca Nacional oferecerá gratuitamente o acervo dos Diários Associados na web, possibilitando a consulta de exemplares de jornais da empresa. A entidade receberá 576 volumes da coleção física de O Jornal, 383 volumes do Diário da Noite, 36.631 discos de vinil que eram do acervo da Rádio Tupi e materiais de Jornal do Commércio (RJ), Correio Braziliense, revista O Cruzeiro, entre outros. Ainda não está definida a data em que o arquivo será colocado na Hemeroteca Digital da FBN, plataforma que reúne milhões de páginas digitalizadas de periódicos brasileiros.

 

Internacional

– O McGraw Center for Business Journalism na Faculdade de Pós-Graduação de Jornalismo da City University of New York oferece bolsas para profissionais com pelo menos cinco anos de experiência. Os bolsistas receberão cinco mil dólares por mês, durante três meses, além de suporte editorial. O programa, que objetiva incentivar a cobertura da economia global e negócios, aceita candidaturas para reportagens impressas e de rádio.

– Interessados devem apresentar uma proposta de pauta de não mais do que três páginas por meio do formulário de inscrição online. Se o assunto já tiver sido abordado, o candidato deve esclarecer no que sua proposta se difere. Deve também descrever brevemente um plano de relatório e um cronograma para a conclusão da matéria, Caso algum veículo tenha se interessado pela pauta, também é necessário informar. Mais informações no site.

 

Livro

– Responsável pelo blog Inovação na Prática do Portal da Revista Exame, Felipe Ost Scherer lança O time dos sonhos da inovação – Lições dos maiores inovadores da atualidade (Alta Books), em que mostra trajetórias, formas de pensar e de trabalhar e principais características de alguns dos mais importantes inovadores das últimas cinco décadas: Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook), Jeff Bezos (Amazon), Sergey Brin e Larry Page (Google). O autor analisa cada um, identificando pontos-chave que fazem deles grandes inovadores.

– “As histórias desses inovadores são inspiradoras para novos empreendedores, executivos ou qualquer pessoa que acredite que a inovação é algo que não acontece por acaso, mas sim fruto de uma abordagem estruturada que demanda visão e comportamentos específicos”, diz Felipe.

 

Com informações dos Jornalistas&Cia

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo