Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 22/8 a 29/8

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 22/8 a 29/8


trocatroca

 

 

Cortes no Terra

– Das cem demissões anunciadas na última semana pelo Terra, perto de 60 foram no núcleo editorial. De uma equipe de mais de 130 profissionais, o portal conta agora com aproximadamente 75. Porto Alegre, que gerava o noticiário e contava com uma redação completa, ficou com quatro profissionais, pois a empresa optou por transferir a totalidade dessa atividade para São Paulo (o Terra conta ainda com duas pessoas no Rio de Janeiro e outra em Brasília). Também a Fotografia foi sacrificada, diante da necessidade de reduzir a folha de pagamento. A opção foi abrir mão da equipe própria e começar a trabalhar com freelancers. A operação 24 x 7, que busca garantir atualização permanente da capa e do noticiário, não será alterada, embora a partir de agora o portal passe também a se valer da automação e da inteligência artificial, sobretudo com o uso de conteúdos das agências de notícias. Ironia do destino, o anúncio do corte foi feito na mesma manhã da queda do avião que matou o candidato Eduardo Campos e outras seis pessoas que estavam naquele voo. Ou seja, quando eles mais precisavam de uma cobertura intensiva…

ABI

– A ABI receberá de 28/8 a 6/9, das 10h às 17h, no 7º andar de sua sede no Rio de Janeiro (rua Araújo Porto Alegre, 71), o registro das chapas que desejarem concorrer à eleição marcada para 26 de setembro. E respingam na entidade os recentes embates no Sindicato dos Jornalistas do Município. Mário Augusto Jacobskind e Alcyr Cavalcante, membros da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI, e alinhados com diretoria anterior, emitiram nota solidarizando-se com o Sindicato pela realização da coletiva com os parentes de manifestantes, e que foi o estopim dessa crise. A posição deles foi prontamente desautorizada pela atual diretoria, em nota oficial assinada por Domingos Meirelles e Jesus Chediak. Em 15/8, Jacobskind recebeu uma suspensão de 60 dias, por transgredir normas da ABI. Ele reagiu com um manifesto no blog da chapa de oposição, em que diz: “É lamentável que uma diretoria, mesmo sendo provisória e imposta pela Justiça, se posicione publicamente tendo por base a manipulação da informação e a mentira”.

Bienal do Livro  

– São Paulo recebe de 22 a 31/8, no Pavilhão de Exposições do Anhembi (av. Olavo Fontoura, 1.209), a 23ª Bienal Internacional do Livro, que este ano traz o conceito Diversão, cultura e interatividade: tudo junto e misturado, com espaços que mesclam apresentações musicais, teatro, circo, gastronomia, dança e muito mais, tudo com o livro como protagonista. Serão oito grandes espaços: Arena Cultural, Escola do Livro, Cozinhando com Palavras, Salão de Ideias, Espaço Imaginário, Anfiteatro, BiblioSesc e Estande Edições Sesc. Dezenas de jornalistas participarão em palestras, mesas e apresentações. Estão confirmados, entre outros, os nomes de Flávia Gasi, Heitor Pitombo, Pam Gonçalves, Tatiana Feltrin, Daniel Pelizzari, Veronica Stigger, Clara Averbuck, Edson Rossato, Edson Cruz, Joca Reiners Terron, Heloisa Seixas, Ruy Castro, Rogério Pereira, Maria José Silveira, Cunha Júnior, Bruno Paes Manso, Noemi Jaffe, Raquel Cozer, Antônio Prata, Gregório Duvivier, Xico Sá, Carlos Nejar, Angélica Freitas, Socorro Acioli, Valmir Santos, Luciana Hidalgo, Felipe Lindoso, Juca Kfouri, Zuza Homem de Mello, Sidney Gusman, Abílio Guerra, Flávio Moura, Pablo De Santi, Carlos Heitor Cony, Diogo Bercito, Paulo Markun, Paulo Vinicius Coelho, Humberto Werneck, André Conti, Sidney Gusman, Cassiano Elek Machado, Ubiratan Brasil, Miriam Leitão, Djinani Lima e Agê. Profissionais de imprensa interessados em cobrir o evento podem solicitar credenciamento no próprio site da Bienal até o último dia da mostra.

Interior e Litoral

assumiu a Direção de Jornalismo da Record Litoral/Vale, que cobre todo o litoral paulista, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira. Barreto ( mcbarreto@recordlitoral.com) tem 26 anos de profissão, 16 deles na Rede Record. Também atuou em SBT, Band e Rede TV. Para o lugar dele seguiu

Agenda-SP

– Com lotação praticamente esgotada (restavam apenas oito vagas até o fechamento desta edição), será na próxima 2ª.feira (25/8) o Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna, este ano debatendo Comunicação Interna sem Fronteiras, título da obra lançada recentemente pelos professores Bruno Carramenha, Thatiana Cappellano e Viviane Mansi. Os três farão a apresentação final do seminário, debatendo com os participantes aspectos relevantes e inovadores da comunicação interna que afloraram nos estudos e pesquisas que realizaram para o trabalho.

– O seminário contará ainda com a participação de 12 executivos de comunicação em três painéis. No primeiro, Ana Paula Cruz (Syngenta), Anahi Guedes (Nestlé), Sandro Rego (Boticário) e Silvio Uchima (GM) falam sobre Comunicação Interna na Indústria. No segundo, que debaterá Comunicação Interna no Setor de Serviços, os convidados são Fernanda Abreu (TIM), Luciana Pinto Coelho Alde (Grupo Pão de Açúcar), Omar Barreto Lopes (Banco do Brasil) e Rafael Oliveira (Unimed-Rio de Janeiro). E no terceiro, Alexandre Souza Martins Case (Correios), Gilceana Galerani (Embrapa), Lea Maria Cavallero (Infraero) e Isabel Cristina Moraes Ferreira (Eletronorte) vão falar sobre Comunicação Interna nas Empresas Públicas.

– O encontro será ancorado por Daniel Bruin, coordenador do Curso Master em Comunicação Corporativa do IICS – Instituto Internacional de Ciências Sociais e será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (rua da Quitanda, 18). “Daniel terá a missão não só de conduzir os trabalhos, mas de fazê-lo com o objetivo de integrar expositores e plenário nos debates”, diz o diretor da Mega Brasil Marco Antonio Rossi. Segundo ele, essa experiência inédita em eventos da Mega Brasil será agilizada por apresentações inspiradas no Método TED, pelo qual os convidados são instigados a apresentar suas ideias em menos de 20 minutos: “No nosso caso, serão apresentações em mesas com quatro participantes. E ao final de cada painel a palavra será aberta aos demais participantes, para que possam também contribuir com suas experiências e desse modo enriquecer o conteúdo final do encontro. Assim, todos aprenderemos com todos, inclusive os expositores”.

– Informações sobre inscrições no 11-5576-5600, com Adriana ou Amanda.

Curtas

– Estreou no começo do mês o Portal AltLeste. “A página chega com a proposta de abastecer a população de alma jovem da Região Leste de São Paulo com conteúdo multifacetado sobre arte, cultura e entretenimento”, explica o editor e criador do espaço Arilton Batista (revista City Penha e ex-Portal dos Jornalistas). “Levando em conta que a Penha é simbolicamente considerada o Centro da Zona Leste, é nela e nos bairros vizinhos o foco de cobertura do site”. Mais informações e sugestões de pauta pelo arilton.jor@terra.com.br ou 11-995-313-848.

– Estão abertas até 18/9 as inscrições para o I Curso de Informação sobre Jornalismo e Direitos Humanos. Um dos módulos do Projeto Repórter do Futuro, a iniciativa é dirigida a estudantes universitários de Jornalismo e de outras áreas do conhecimento e será realizada ao longo de quatro sábados seguidos: 4, 11, 18 e 25/10. Nesta primeira edição, os estudantes participarão de palestras e entrevistas coletivas temáticas sobre direito penal e sistema carcerário, política externa brasileira e direitos humanos, empresas e direitos humanos e sistema internacional de direitos humanos. A ficha de inscrição já está disponível e o investimento para os aprovados será de um salário mínimo. Haverá reembolso ao final do curso caso o aluno atinja algumas metas estabelecidas pela organização do curso.

– E vão até 21/9 as inscrições para o programa de estágio da ESPN Brasil, para alunos das áreas de Jornalismo, Rádio e TV, Publicidade e Propaganda, Design Gráfico e Marketing, com previsão de conclusão entre dezembro de 2016 e julho de 2017.

 

Vaivém

– O repórter Rodrigo Ribeiro, que no começo de maio havia se desligado da equipe de Carros do R7, reforçou o caderno Máquina (Agora São Paulo), na equipe do editor Ricardo Ribeiro. Ele assume o posto que até o mês passado era de Anamaria Rinaldi, hoje no iCarros. Antes do R7, onde esteve por dois anos, Rodrigo passou pelas redações de Car and Driver, Auto & Técnica, Webmotors e também pelo iCarros. Seus novos contatos são 11-3224-3912 e rodrigo.ribeiro@grupofolha.com.br.

Gilberto Smaniotto (ex-SBT) foi para a TV Bandeirantes, contratado como repórter do Jornal da Band, em São Paulo.

 

Registro

– Faleceu em 16/8, aos 76 anos, o jornalista, escritor e advogado Guido Fidelis. Ele estava internado no Hospital Samaritano, onde morreu em decorrência de uma série de complicações após uma cirurgia para correção de uma fratura na coluna. Nascido em Altinópolis mas radicado desde a infância em Santo André, deixa mais de 30 livros, entre ficção, pensamentos e obras técnicas. Na incontável quantidade de trabalhos publicados em jornais, revistas e coletâneas diversas, destaque para um campeão de sucesso e de vendas, Histórias sobre ética, da coleção Para gostar de ler, na qual faz parceria com autores como Lygia Fagundes Telles, Lourenço Diaféria e Moacyr Scliar, entre outros renomados cronistas. Concorreu ao Jabuti em 1988 com A morte tem lábios vermelhos e em 2012 foi vencedor do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, com Enquanto dormem as crianças.

– Participou de inúmeras atividades sociais, políticas e culturais desde fins da década de 1960. Jornalista já naquela época, atuando na sucursal da Última Hora em Santo André, participou da fundação da Associação dos Universitários de Santo André, primeira entidade estudantil reconhecida na região, sendo ainda assessor de comunicação de vários prefeitos. Durante vários anos, assinou crônicas semanais – e muitas até diárias – no Diário do Grande ABC, tido sempre como um dos fatores da inegável popularidade do jornal, que acabou também atingindo o autor, reconhecido em todos os lugares, sempre que se identificava pelo nome.

– Nos últimos 30 anos, dedicou-se profissionalmente ao Sinicesp – Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de São Paulo, atuando como gerente de Comunicação. Também foi assessor de Comunicação da extinta Sudene – Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, trabalho que o levou a conhecer todos os cantos do Brasil.

– Era casado há 50 anos com a também jornalista, escritora e advogada Virginia Pezzolo, com quem teve Lara Pezzolo Fidelis, que seguiu os passos dos pais e se tornou jornalista e escritora. Será realizada missa em homenagem a ele nesta 5ª.feira (21/8), às 12h45, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo.

Curtas

– O Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), divulgou os vencedores de suas quatro categorias. Em Instituição Paradigmática, quem recebe o prêmio é a Fenaj, por sua luta em defesa da liberdade de imprensa e pelo estímulo à qualificação intelectual dos jornalistas e pela defesa da formação profissional de boa qualidade.

– Os outros vencedores são: na categoria Maturidade Acadêmica, a professora Maria Cristina Gobbi – mestre e doutora em Comunicação Social pela Umesp e pós-doutora pelo Programa da América Latina, da USP –, que atualmente coordena o Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital da Unesp de Bauru; como Grupo Inovador, o curso de Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI); e em Liderança Emergente, a professora Rosiméri Laurindo, autora do projeto pedagógico do novo curso de graduação em Jornalismo da FURB (Universidade Regional de Blumenau). A cerimônia de entrega do prêmio será em 3/9, durante o congresso da entidade, em Foz de Iguaçu.

Agência Pública

– A Agência Pública lançou o Truco!, projeto dedicado à cobertura das eleições presidenciais, pelo qual a equipe da agência está 100% dedicada a checar e contextualizar dados relevantes veiculados pelos candidatos à Presidência nos programas do horário eleitoral gratuito. No jogo que inspira o nome do projeto, quem pede truco desafia o adversário a mostrar suas cartas. A cobertura da Agência Pública vai averiguar informações, dados e promessas feitas durante o horário eleitoral, colocá-los em contexto, e confrontá-los com bancos de dados e informações de especialistas. Além disso, vai enviar perguntas para as campanhas, “pedindo truco” aos candidatos para que revelem com que trunfos contam para cumprir suas promessas. O resultado das checagens será publicado no site da agência no dia seguinte à veiculação do horário eleitoral, ao meio-dia. Mais informações no site do projeto,

– A Pública também está veiculando a reportagem  Maternidade Condenada, em que aborda o processo que condenou o Estado de São Paulo a pagar indenização a uma ex-detenta obrigada a dar à luz algemada pelos pés e pelas mãos, em setembro de 2011. Em entrevista à agência, a ex-detenta e sua mãe, autora de uma carta de 40 páginas denunciando as violações de direitos da filha, e que deu origem ao processo judicial, preferem usar nomes fictícios, e contam em primeira mão detalhes do caso.

– Para ampliar as informações da área jurídica do País, um grupo de repórteres dedicados à cobertura dos tribunais em Brasília está criando o site Jota, especializado em jornalismo jurídico, com lançamento previsto para a segunda quinzena de setembro. “Há muito tempo a gente vinha conversando sobre a necessidade que advogados, ministros dos tribunais superiores, procuradores, promotores, professores e alunos de Direito têm de informar sobre o noticiário de Justiça e Direito”, disse Felipe Recondo, ex-repórter do Estadão e um dos sócios do site.  Além dele, a equipe responsável pelo trabalho é composta por Rodrigo Haidar (ex-ConJur), Felipe Seligman (ex-Folha de S.Paulo), Laura Diniz (ex-Veja), Barbara Pombo (ex-Valor Econômico), Rafael Baliardo (ex-ConJur), além da colaboração de Luís Orlando Carneiro, que deixou o Jornal do Brasil. Segundo eles, o foco será o público especializado e as empresas, que precisam de informações aprofundadas sobre a área jurídica. O Jota conta com parceria da FGV, do Rio de Janeiro, e outros apoiadores.

– O R7 lançou em 13/8 o Hora 7, um tabloide de notícias inspirado em jornais populares mas com foco na geração que cresceu com a internet, pois foi pensado para acesso em qualquer tela. Em linguagem informal, a página, com duas edições diárias (às 7h e às 19h), aborda notícias que fogem da normalidade, como o homem que vive com uma antena na cabeça ou o cirurgião que fez uma vasectomia por engano. O Hora 7 tem equipe própria de redação, formada por André Forastieri (editor executivo), Marco Antonio Lopes (editor), Fernando Tucori (editor), Julia Arbex (estagiária) e Carla Clara (estagiária).

– Após dez meses fora de operação, o site da Revista Torque voltará à rede no final do mês com novidades no leiaute, reforço na equipe e mudanças de orientação editorial, passando a atuar também na cobertura do segmento de caminhões. A direção Editorial é de Eduardo Azeredo ( redacao@revistatorque.com.br), com o apoio do editor-chefe Marcus Lauria. Integram ainda a equipe os repórteres Gabriel Boardman Frederico (motos), Marcelo Silva e Fernando Gennaro (carros) e o colaborador Raul Machado Carvalho. A página também trará as colunas Alta Roda ( Fernando Calmon), Mecânica Online ( Tarcísio Dias) e De carro por aí (Roberto Nasser). Em fase final de ajustes, o site já pode ser conferido.

– A Trip anunciou os dez homenageados da 8ª edição do Prêmio Trip Transformadores, iniciativa de homenagear pessoas que trabalham para transformar a realidade em que vivem e que inspiram reflexões que nos ajudam a mudar nossa forma de pensar e agir. São eles a triatleta Fernanda Keller, a atriz Dira Paes, o engenheiro eletricista Augustin Woeltz, a dupla do cientista político Miguel Lago com a economista Alessandra Orofino, o DJ Bola Marcelo Rocha, a psicóloga Érica de Paula, a advogada Maria Berenice Dias, o sócio-fundador da startup de aprendizado adaptativo Claudio Sassaki, o apaixonado por moda Julio Cesar da Silva Lima e a médica oncologista e imunologista Irene Adams. Os homenageados foram escolhidos a partir de indicações do conselho do Trip Transformadores (composto por 150 pessoas) e de pesquisas realizadas por uma equipe de jornalistas e pesquisadores totalmente dedicada ao projeto. A cerimônia de premiação acontecerá em São Paulo, em novembro.

– Para celebrar seu primeiro ano de vida, o site 1 Papo Reto está lançando o Prêmio Empreendedor Sustentável, iniciativa que visa a homenagear empreendedores sociais, acadêmicos, empresários e gente comum que dedica parte de sua vida à promoção da inovação, com um viés socioambiental. A série de 50 perfis será publicada a partir desta 6ª.feira (22/8).

– O Conrerp 2ª Região SP/PR lançou a revista Relações Públicas, com periodicidade semestral e tiragem de 5 mil exemplares. A capa da primeira edição celebra os 100 anos da atividade no Brasil e destaca os temas Comunicação e Sustentabilidade: Os desafios para as eleições 2014; e A ética e a formação de profissionais de RP. A edição é de Claudio Andrade, com projeto gráfico, redação e revisão da Agência DPI. Interessados na publicação podem solicitar cadastramento pelo www.conrerp2.org.br.

Prêmios

– O 2º Prêmio ABEAR de Jornalismo, que está com inscrições abertas, terá como principais novidades as categorias especiais Aviação na Copa 2014 e Jovens Jornalistas. Além delas, mantém as quatro categorias temáticas (Experiência de voo; Inovação e sustentabilidade; Competitividade; e Cargas), que recebem trabalhos de todas as plataformas (jornal, revista, rádio, televisão e internet), e o Grande Prêmio ABEAR, distribuindo aos vencedores o total de R$ 38 mil, livres de impostos.

– A categoria especial Aviação na Copa 2014 premiará a melhor matéria de todas as plataformas jornalísticas que focalize o transporte aéreo no evento, abrangendo aspectos econômicos, de logística e infraestrutura, eficiência da malha aérea, histórias humanas e experiências de voo entre outros. Já a categoria Jovens Jornalistas reconhecerá o esforço e o talento dos estudantes de jornalismo que atuaram como voluntários no Programa Jovens Jornalistas, criado pela ABEAR para a cobertura da Copa do Mundo, sob a supervisão da Agência ABEAR de Notícias.

, onde também estão ficha de inscrição, regulamento e perguntas e respostas sobre o concurso. Cada profissional pode inscrever até três trabalhos. As inscrições vão até 5 de outubro e os trabalhos deverão ter sido publicados ou veiculados no período entre 1º de agosto de 2013 e 30 de setembro de 2014. A cerimônia de premiação acontecerá em novembro, em São Paulo. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail premioabear@abear.com.br. O Prêmio tem apoio deste J&Cia.

– O Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da pós-graduação e pesquisa da Universidade Candido Mendes, lançou o Prêmio Gilberto Velho – Mídia e Drogas. Primeira premiação jornalística brasileira dedicada ao tema, propõe-se a estimular o debate público sobre políticas e legislação relacionadas às drogas. Serão considerados o ineditismo das informações; fatos e dados que contribuam para desafiar ideias pré-concebidas em relação ao tema; abordagens sobre a relação entre direitos humanos e políticas de drogas; a diversidade de fontes e ângulos de interpretação; a qualidade do texto; e a capacidade de comunicar visões inovadoras sobre as políticas públicas e a legislação na área de drogas no Brasil.

– Idealizado pela socióloga e pesquisadora Julita Lemgruber, o concurso, que tem organização de Ana Bela Paiva, homenageia o antropólogo Gilberto Velho (1945-2012), pioneiro da Antropologia Social, decano da UFRJ, e um dos primeiros a propor a discussão sobre a regulação das drogas no País. Podem concorrer trabalhos de todo o Brasil, publicados em jornais, revistas e páginas da internet e

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo