Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 15/8 a 22/8

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 15/8 a 22/8


trocatroca

 

 

Terra corta 100 trabalhadores

– Sem entrar em detalhes, o portal Terra confirmou em nota nesta 4ª.feira passada (13/8) ter feito uma reestruturação em todas as suas áreas e alinhado suas unidades de negócios “visando a adequar a estrutura e recursos da empresa”. Segundo o portal Imprensa, que o Terra não desmentiu, o corte teria atingido pelo menos 100 funcionários, sendo a Redação a área mais afetada. Em São Paulo teriam sido 50 desligamentos e 16 em Porto Alegre. Além da Redação, houve cortes em Esporte, Diversão, Digital Out of Home, RH, Compras e Publicidade.

Demissões na RBS

Governo do RS oferece acesso a programas de qualificação e recolocação

Milton Simas, presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, disse que a entidade deve entrar na Justiça com uma ação por danos morais coletivos contra o Grupo RBS, pois, por meio de seu Departamento Jurídico, “constatou que o anúncio em videoconferência e a carta em que o presidente da empresa Eduardo Sirotsky Melzer adianta que faria cerca de 130 demissões foram responsáveis por gerar ‘clima de terror’ entre milhares de profissionais, que deve ser reparado”. Na semana passada, a Fenaj e os sindicatos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, levaram o corte de funcionários à representação brasileira da Organização Internacional do Trabalho.

– Em nota, Celso Schröder, presidente da Fenaj, condenou em termos duros tanto a forma como o conteúdo do anúncio do corte. Para ele, “A exemplo do personagem de George Clooney no filme Amor sem escalas, Melzer estranhamente admite a saúde das inúmeras empresas, depois não só espera a compreensão antecipada dos futuros ‘degolados’ como pede apoio às mudanças que têm, confessadamente, o objetivo de fortalecer a empresa. O novo ‘empresário’ atribui uma espécie de inexorabilidade às suas dramáticas decisões a partir de uma análise que nem mesmo no setor é unanimidade. (…) Como no filme, nem a pretensa juventude do algoz, ou o glamour high-tech da empresa, esconde o cheiro de velho na degola em massa de empregados que serve para dar conta de erros ou volúpia por experimentações administrativas. Esperemos que o desastrado – e de péssimo gosto – ato de ‘coragem’ e ‘desprendimento’ não tenha a dimensão trágica do filme”.

– Em reunião com os sindicatos representantes de funcionários em empresas de comunicação, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Secretaria da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, o Governo do Estado ofereceu aos profissionais demitidos do Grupo RBS neste ano acesso a programas de microcrédito e de incentivo à qualificação e recolocação do mercado de trabalho. A intenção é dar condições para que os trabalhadores possam se readequar às oportunidades e vagas disponíveis no mercado de trabalho.

IstoÉ Brasília

– De volta a IstoÉ, onde trabalhou nos anos de 1996 e 1997, Eumano Silva assumiu na semana passada o comando da sucursal da revista em Brasília, no lugar de Paulo Moreira Leite que seguiu para a Direção Editorial do Brasil 247 no DF. Eumano teve passagens, entre outros, por Época, de onde saiu para prestar consultoria à Comissão da Verdade do Governo Federal e foi por quase um ano editor-chefe da Veja Brasília. Ele disse a J&Cia que, na IstoÉ, vai “trabalhar muito porque já começou a campanha eleitoral”.

Luto

– Entre os ocupantes do avião que levava o candidato à presidência Eduardo Campos, que caiu na manhã desta 4ª.feira (13/8) em Santos, estava Carlos Augusto Leal Filho, mais conhecido como Carlos Percol. Assessor de imprensa da campanha do candidato, ele foi secretário de Imprensa da Prefeitura do Recife no atual mandato de Geraldo Julio e integrou a Assessoria de Imprensa de Campos quando este governou Pernambuco, entre abril de 2006 e junho de 2012.

 

São Paulo

– O blog Esporte Fino, parceiro de conteúdo da CartaCapital, estreou nesta semana coluna de esportes olímpicos assinada por Mariana Lajolo (ex-Lance e Folha de S.Paulo). Ela se junta ao time de colunistas, também formado por Mayra Siqueira (natação), Camila Mamede (MMA) e Alexandre Cossenza (games de esportes). Quem está de saída do time de editores do blog é o também apresentador da BandNews Fortaleza Fernando Graziani, que se dedicará a projetos pessoais. Seguem como editores Bruno Winckler, Fabio Chiorino, José Antonio Lima, Luiz Augusto Lima, Otavio Maia e Rodrigo Borges.

– Após um ano e cinco meses como editor de reportagens da revista GQ, Vitor Hugo Brandalise (ex-Estadão e La Voz de Galícia) deixou a função para se dedicar à produção de livros-reportagem e outros trabalhos freelancer. Vitor é mestre em Comunicação (Edição Jornalística) e já faturou seis prêmios nacionais e internacionais de reportagem, entre eles o Petrobras de Jornalismo 2013. É também autor do livro-reportagem O Theatro Municipal de São Paulo (Senac). O contato dele é vhbrandalise@gmail.com.

Assessorias-SP

Ana Caiasso, que teve passagens por Banco Real/ABN Amro, Cargill e que até maio passado atuava como líder de Comunicação e RP da Axalta Coating Systems, antiga unidade de tintas automotivas e industriais da DuPont, assumiu em julho a área de Comunicação e RP da Bombardier Transportation no Brasil. Está como gerente sênior, mas internamente tem o título de Head of communications and public relations Brazil, pois é a líder da área e se reporta diretamente à Vice-Presidência de Comunicação da Divisão Américas, que fica no Canadá. A área é nova no Brasil e Ana chega com a missão de estruturá-la, tendo como focos comunicação externa e interna, gerenciamento de crises, relacionamento com imprensa e marketing corporativo. Os contatos dela são ana.caiasso@br.transport.bombardier.com e 11-3538-4794.

– Após rápida passagem pela Braskem, onde desde o início do ano liderou a área de Comunicação Externa, Filipe Xavier (filipe.xavier@ge.com e 11-3067-8401) começou na Comunicação da GE no Brasil. Ele assumiu o posto de líder de Relações com a Mídia, reportando-se a Sérgio Giacomo, diretor de Comunicação e Relações Institucionais para a América Latina. Formado em Jornalismo pela Anhembi Morumbi, Filipe já havia atendido à mesma GE por três anos pela Agência Ideal, e antes atuou pela CDI.

– A Eko (11-2371-6810), de Cristina Gorgueira (993-127-009) e Thiago Carvalho (993-014-826), está de casa nova. A agência deixou a Vila Mariana e agora está instalada próxima à avenida Paulista, na Alameda Jaú, 72, conj. 73.

– O Grupo CB, presidido por Michael Klein, teve seus e-mails alterados. Os novos contatos da Comunicação são: Sonia Mitaini (sonia.mitaini@grupocb.com.br e 11-4228-8359) e Flavia Aguiar (flavia.aguiar@grupocb.com.br e 8360).


Agenda-SP

 

André Guimarães lançou Gérson de Souza: Um repórter em extinção (In House), na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis (av. Higienópolis, 618). O livro aborda a trajetória do repórter da TV Record Gérson de Souza, relatando seu início em uma emissora pequena de Pederneiras (SP), as dificuldades para ganhar espaço na profissão, momentos polêmicos da carreira, as passagens por diferentes emissoras, entre outras coisas. As histórias são contadas por meio de depoimentos de antigos e atuais colegas de trabalho, amigos e familiares do repórter, como Amauri Soares (TV Globo), Renato Dilago (SBT) e Douglas Tavolaro (TV Record). A obra, que conta com o prefácio de Neusa Rocha, traz ainda três diários de bordo, nos quais Gérson conta bastidores das reportagens que fez sobre as Amazônias venezuelana e brasileira, China e sobre os berçários selvagens de Zâmbia. Os diários trazem informações não reveladas nas matérias exibidas pela Rede Record.

19/8 (3ª.feira) – A revista Negócios da Comunicação e o Centro de Estudos da Comunicação promovem, das 9h às 17h40, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (rua Major Maragliano, 191), um fórum sobre jornais de bairro. O evento visa a debater os problemas do setor, suas perspectivas e os horizontes dos jornais de bairro, tendo em vista a inserção digital. Estão confirmados como palestrantes Ricardo Kotscho (comentarista da Record News), Marilu Cabãnas (Rádio Brasil Atual), Ubirajara Oliveira (presidente do Jornal da Gente), entre outros. Interessados devem entrar em contato com Heloisa no 11-3879-8207 ou enviar nome e RG para forumjornaisdebairro@revistacomunicacao.com.br.

– Na mesma 3ª, a Poiesis e a Casa das Rosas fazem homenagem a Rodolfo Konder, que dirigiu a ABI em São Paulo. Falecido em maio passado, Konder foi o primeiro a denunciar a morte, sob tortura, de Vladimir Herzog nas dependências do DOI-Codi, em outubro de 1975. A partir das 19h30, na Casa das Rosas (av. Paulista, 37).

Agenda-Interior

19/8 (3ª.feira) –  Márcio ABC, comentarista da TV TEM em Bauru, lança às 20h30, no Tempo Bar (rua Benjamin Constant, 1-34), Na pele dos meninos (Kazuá), seu mais novo romance. Márcio também é autor de Parabala, Desrumo e Pater.

STF

– Com a aposentadoria oficial do ex-presidente Joaquim Barbosa e a chegada do ministro Ricardo Lewandowski ao cargo máximo do STF, novas nomeações na área de Comunicação do órgão aconteceram nesta semana. Paulo Echebarria assumirá a Coordenadoria de TV e Rádio, no lugar de Juliana Nunes Batista, que acumulava o cargo com o de secretária de Comunicação. O comando da área, a propósito, ainda não tem novo titular. Outra mudança ocorreu na Coordenadoria de Imprensa, agora sob a responsabilidade de Luiz Felipe Casrilevitz Rebuelta Neves, que substitui Layrce de Lima. Os telefones da Secom são 61-3217-3826 e 3829.

Bruno Angrisano deixou a Comunicação da Liderança do PDT e começou na semana passada na Coordenação de Divulgação da Secom da Câmara dos Deputados. A convite da diretora Gisele Rodrigues, coordenará a tevê institucional da Casa.

Internacional

– O mineiro Richard Furst está atuando como repórter independente no Oriente Médio. Ele cobre a região para SBT e Rádio Itatiaia, e contribui eventualmente com Estadão, O Globo, UOL, CBN e G1.

 

Marcello Antunes, assessor de imprensa da Liderança do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado, reativou seu blog Um dia com…, parado desde outubro de 2013, cuja proposta é contar histórias de pessoas que fazem bem para outras, de alguma forma. O personagem da retomada é Oscar Luiz Werneck Pellon, mais conhecido como Oscar Bolão, baterista de 60 anos que há pelo menos 40 se dedica ao estudo do samba e do choro e à disseminação da técnica de levar instrumentos de percussão para a bateria. Diz Marcello que vai fazer esse blog nas horas vagas. E aceita sugestões de pessoas para passar 1diacom.

– Com o intuito de promover a discussão do papel das comunicações e da necessidade de políticas públicas, democráticas e inclusivas para o setor, a revista Socicom estreou em sua última edição uma série de entrevistas com personalidades do cenário acadêmico, político e da sociedade civil. Na entrevista inaugural, Sérgio Mattos (UFRB).fala sobre o quanto os meios de comunicação tradicionais eram fortemente dependentes dos militares, que foram responsáveis pela ação e implantação da infraestrutura para a expansão da televisão em rede nacional. Veja a íntegra da edição.

– Estão abertas até 25/8 as inscrições para o curso online Lei de Acesso a Informações: o que jornalistas precisam saber. Totalmente gratuito, é patrocinado pelo Programa Internacional para Desenvolvimento da Comunicação da Unesco. As 75 vagas destinam-se prioritariamente a profissionais de jornalismo em atividade, mas o curso também está aberto à participação de estudantes de jornalismo. Para concorrer, basta preencher o formulário online até às 23h59 de 25 de agosto.

– Durante quatro semanas (de 1º a 29/9), os participantes conhecerão os principais aspectos da Lei de Acesso a Informações Públicas na prática, verão como fazer pedidos de informações mais eficazes e como recorrer de negativas a pedidos. Serão apresentadas também técnicas de Reportagem com Auxílio de Computador aplicadas a informações públicas disponíveis graças à Lei de Acesso. O curso é totalmente online, com um módulo ou capítulo a cada semana. O conteúdo pode ser consultado pelos participantes em quaisquer dias e horários ao longo do curso. Há prazos apenas para completar exercícios relativos a cada semana e para a entrega do trabalho final.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo