Leia na edição desta semana do Vai e Vem: Paulo Totti começa na EBC; Cortes chegam à RedeTV; José Hamilton Ribeiro será o homenageado da segunda edição da série Repórter e Alex Solnik fecha com o Brasil 247.
EBC
– Paulo Totti começou em 3/8 como gerente executivo de Agências da EBC. O cargo faz parte da recém-criada Superintendência Executiva de Agências e Conteúdo Digital, liderada desde maio por Denize Bacoccina. A área tem por objetivo integrar o trabalho das equipes das agências de texto, rádio e fotografia e das equipes de web e redes sociais.
– Gaúcho de Veranópolis, Totti iniciou a carreira na Folha da Manhã, em Porto Alegre, e tem larga experiência na grande imprensa. Integrou a equipe fundadora da revista Veja, foi editor de Política de O Globo, editor-executivo do Jornal do Brasil e da Gazeta Mercantil, correspondente em Washington, Buenos Aires e Cidade do México, assessor de imprensa do BNDES e repórter especial do Valor Econômico. Neste, ganhou o Esso de Jornalismo Econômico com uma série de reportagens sobre a China.
– Na Agência Brasil, vai dirigir uma equipe de repórteres, editores e fotógrafos baseados em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, além de correspondentes em outras capitais e no exterior. Nos próximos meses, a rede de correspondentes será ampliada com o envio de repórteres a outras cidades, aumentando o raio de ação da agência, cujo material é amplamente reproduzido por sites e jornais de todo o País, além de emissoras de rádio e televisão. Totti terá como missão principal o aprofundamento de uma cobertura factual de qualidade, equilibrada, dentro dos princípios da comunicação pública.
Brasil 247
– Alex Solnik é o mais novo colaborador do Brasil 247, onde, segundo o diretor Leonardo Attuch, irá fazer entrevistas especiais, “resgatando o espírito da antiga Interview. Muitas delas serão capa da nossa revista no Flipboard. O foco maior será em personagens da área cultural e da vida política”.
– Ucraniano de nascimento mas naturalizado brasileiro desde 1971, Alex também é colaborador da revista Brasileiros, escritor e integrou o primeiro time da revista Imprensa.
Curtas
– A RedeTV, que recentemente fez algumas contratações de impacto para o seu jornalismo, trilha agora caminho inverso, iniciando processo de demissões, que começaram em 31 de julho. Segundo informações do colunista Flávio Ricco, deixaram a casa o repórter José Luiz Filho, a chefe de pauta Albertina Araújo, o editor de Esportes Roberto Chaves e a produtora Heloísa Fernandes. Também saiu o repórter Rafael Daguano. Todos os demitidos eram contratados como PJ.
– Leornardo Fuhrmann, um dos que deixaram o Brasil Econômico com o fim de sua versão impressa, é o novo repórter do site SPressoSP e da revista Fórum, para qual já fazia trabalhos freelancer. Os novos contatos dele são leonardo@revistaforum.com.br e leonardo@spressosp.com.br.
– Após pouco mais de três anos na Car and Driver, dois deles como editor assistente, Carlos Cereijo chega à revista FullPower, publicação especializada em carros modificados, onde assume o mesmo posto. Esta era sua segunda passagem pela Car and Driver, publicação na qual havia começado a carreira em 2008, logo após sua graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília. Curiosamente, seu Trabalho de Conclusão de Curso foi justamente sobre a revista da Editora Escala. Entre os dois períodos na revista, passou por Carsale, Jornal do Carro (quando este ainda era publicado pelo Jornal da Tarde) e Motorpress, onde foi editor da Carro Online e repórter da Carro. Retornou à Car and Driver em abril de 2012 como repórter, sendo promovido no ano seguinte a editor assistente. Os novos contatos dele são 11-5090-0000 e carlos@editorab7.com.br.
– Renato Peters assumiu seu lado chargista e lançou o blog Quatro Linhas no GloboEsporte.com. Repórter de Esportes da TV Globo há dez anos, desenhava como hobby e publicava suas charges e tiras, quase sempre sobre esportes, nas redes sociais. Ali ganhou admiradores, e logo veio espaço para um blog – sucesso tamanho que, em menos de um mês, alcançou a marca de um milhão de acessos. Ele retrata, com humor, os bastidores, histórias que ouve contar, e também críticas.
– A revista Época inaugurou o Romance Urbano, canal em que os colunistas João Luiz Vieira e Ivan Martins abordam temas de relacionamentos afetivo-sexuais, como o princípio da libido ou a parafilia, e respondem dúvidas dos internautas. João Luiz teve passagens por Folha de S.Paulo, Top Magazine, Brasileiros, O Estado de S.Paulo, portal E+, Terra e iG, além de ter sido colunista de tevê. Ivan, que foi editor executivo da Época, escreve também a coluna Intimidade, no site da revista.
– Retrovisor, talk show comandado por Paulo Markun, que entrevista figuras históricas interpretadas por atores, terá como foco em seu próximo encontro a militar e heroína da Guerra da Independência Maria Quitéria. Está marcado para 13/8, a partir das 12h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura (av. Paulista, 2.073).
Série Repórter
– Idealizada por Eliane Brum, a série Repórter, promovida pelo Itaú Cultural, terá sua segunda edição em setembro, celebrando os 60 anos de reportagem de José Hamilton Ribeiro.
– O objetivo do projeto é “registrar a memória de quem conta a história do hoje, transformando-a em documento histórico para a consulta das gerações futuras. E, ao mesmo tempo, a ousadia de também construir memória, ao pensar sobre os desafios de fazer reportagem nesta época, na qual jovens jornalistas precisam encontrar um modo de fazer seu trabalho no contexto de um modelo de negócio em crise, assim como repórteres experientes confrontam-se com o imperativo de criar alternativas para continuar narrando o presente com toda a complexidade, as nuances e o respeito à alteridade que a reportagem exige”.
– Em José Hamilton Ribeiro: 60 anos de reportagem, quatro grandes repórteres foram convidados para entrevistá-lo: Audálio Dantas, Clóvis Rossi, Lúcio Flávio Pinto e Ricardo Kotscho, com mediação de Eliane.
– Além da homenagem a Zé Hamilton, Repórter proporcionará, no mesmo dia, um encontro com Lúcio Flávio (às 15h) e o painel Narrativas de Transição (17h), com Bruno Paes Manso (Ponte), Laura Capriglione (Jornalistas Livres), Bruno Torturra (Fluxo), Kátia Brasil (Amazônia Real) e Rene Silva (Voz da Comunidade).
– O evento será em 2/9, das 15h às 22h, no auditório do Itaú Cultural em São Paulo (av. Paulista, 149). É aberto ao público, com retirada de senha 30 minutos antes do início. Haverá transmissão ao vivo pela internet e tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).
Prêmios
– O tradicional Prêmio Aceesp de Jornalismo, iniciativa da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo, que reconhece profissionais de destaque da crônica esportiva, está lançando em parceria com a Mobil uma nova categoria, orientada para o automobilismo. O Prêmio Mobil-Aceesp de Jornalismo em Esporte a Motor seguirá a mesma dinâmica do Aceesp, com trabalhos podendo ser inscritos pelos próprios autores ou indicados por terceiros, para posterior votação aberta pela internet. Serão aceitas reportagens veiculadas em mídia impressa, tevê, rádio ou internet.
– Para marcar esta primeira edição, a organização do prêmio batizou a iniciativa com o nome de Claudio Carsughi, um dos principais representantes da categoria no Brasil. “Fiquei encantado com a ideia do premiar o melhor trabalho em automobilismo e lisonjeado pela homenagem com o nome da premiação”, destacou Claudio.
– “A felicidade de realizar esse prêmio é ainda maior porque a premiação terá o nome do mestre Claudio Carsughi, que recentemente foi homenageado pela nossa entidade com o troféu pelos 50 anos de excelentes serviços prestados ao jornalismo esportivo brasileiro”, comenta o presidente da entidade Luiz Ademar. “Espero que seja apenas a primeira de muitas premiações que faremos com a Mobil, sempre valorizando os cronistas esportivos especializados em esportes a motor”.
– Estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Fenacon de Jornalismo, que reconhece trabalhos focados em questões contábeis e tributárias relacionadas ao desenvolvimento do setor de serviços e das micro e pequenas empresas. Poderão concorrer reportagens publicadas entre 1°/8/2014 e 20/9/2015, nas categorias Jornalismo Impresso (jornal e revista) e Jornalismo Multimídia (online, tevê e rádio).
Com informações dos Jornalistas&Cia