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Vai e Vem do Mercado (Moagem) – 07/03 a 14/03

Vai e Vem do Mercado (Moagem) - 07/03 a 14/03


trocatroca

 

O Grupo Abril anunciou na última semana trocas em alguns de seus mais importantes postos, a começar pela sua própria Presidência: sai Giancarlo Civita, que a partir de agora dará dedicação integral à Presidência da Abrilpar, holding da família, e entra em seu lugar o publicitário Walter Longo. Importante: a mudança é no comando do Grupo e não da Editora Abril, que continua sob a Presidência de Alexandre Caldini.

Também a Direção Editorial do Grupo, que vinha sendo ocupada por Victor Civita Neto, está em novas mãos, de Alecsandra Zapparoli, que ocupava o mesmo cargo no núcleo Estilo de Vida. Por fim, a mais surpreendente das mudanças foi a troca de guarda na revista Veja, após anos e ainda em meio a uma implacável cobertura política, que tem marcado a revista desde a ascensão de Lula e do PT à Presidência da República: André Petry aceitou convite para ser o novo diretor de Redação e se é certo que a revista não abrirá mão de continuar cobrindo de forma crítica o poder e o governo, o mesmo talvez não se possa dizer do tom que até aqui vinha utilizando.

Menos de três anos depois de ter sido comprado pelo Grupo Bel à Igreja Universal do Reino de Deus (Grupo Record), o Hoje em Dia mudou novamente de mãos: o prefeito de Montes Claros e empresário Ruy Muniz assumiu o controle do veículo no último dia 22/2, sendo o quarto proprietário da Ediminas. O jornal passa a ser dirigido por Luciano Rezende, que até então comandava a Associação Educativa do Brasil (Soebras), entidade do grupo de Muniz. Entre os projetos do novo proprietário está o de reformular o portal Hoje em Dia para que ele se consolide como veículo complementar ao impresso, seguindo a tendência do mercado de comunicação digital. De acordo com o ranking nacional do IVC, o HD está na 55ª posição, com média de 7,7 mil exemplares impressos vendidos e tem 2% do total de vendas de impressos em Minas Gerais.

 

Nacionais

Que Giancarlo e Victor Civita Neto não vestiam o figurino de seus antepassados na gestão da Abril era pedra cantada entre os milhares de colaboradores da Abril. Com a morte de Roberto Civita, no entanto, a necessidade obrigou a ambos assumirem responsabilidades operacionais que não estavam nos planos pessoais. Era o que se ouvia de vários executivos. Desde então, a empresa vem passando por sucessivos movimentos, que têm por objetivos, de um lado, estancar a crise e os prejuízos e, de outro, encontrar caminhos para voltar a crescer. A venda e o fechamento de títulos, as demissões, a redução da atividade, foram lances que se sucederam e que, mais recentemente, começaram a ser combinados com radicais transformações nos negócios, num processo explícito de reinvenção, que busca adequar o Grupo Abril aos novos tempos, valendo-se de seus mais valiosos ativos tangíveis e intangíveis.

Nesse sentido, as mudanças agora anunciadas resolvem a questão primária, que é saída dos Civita da operação, em dois cargos estratégicos, que passam a ser ocupados por profissionais, um vindo de fora, Walter Longo, novo presidente do Grupo; e outro garimpado entre os talentos jornalísticos da própria Abril, Alecsandra Zapparoli, nova diretora Editorial de todas as publicações da Abril.

A mudança de maior repercussão, no entanto, deu-se na revista Veja, pois gerou no mercado expectativas de que a Abril estaria, com ela, buscando uma mudança de postura – o que era até aqui ao menos aparentemente impensável. André Petry, que pilotará Veja, a partir de agora, estará sob severo escrutínio de todos – fiéis leitores, críticos da linha editorial da revista, mercado publicitário, novas audiências. Sua maior chance de êxito, como diz um editor que passou pela revista, será a de apostar em Jornalismo, com J maiúsculo. Eurípedes Alcântara, que deixou o cargo, permanecerá como membro do Conselho Editorial.

O que muda – Walter Longo, o novo presidente do Grupo Abril, terá sob sua responsabilidade as operações de Mídia, Gráfica e Distribuição. Publicitário e administrador de empresas com MBA na Universidade da Califórnia, ele vinha atuando como mentor de estratégia e inovação do Grupo Newcomm – holding de comunicação do Grupo WPP, que inclui as agências Young&Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML, entre outras. Antes, foi diretor regional para a América Latina do Grupo Young&Rubicam e presidente, no Brasil, de Grey Advertising, Wunderman Worldwide, TVA e do Grupo Newcomm Bates.

Alexandre Caldini, que assumiu a Presidência da Editora Abril em julho de 2014, passará a se reportar a Longo, assim como Cláudio Prado, desde novembro na Presidência executiva da DGB, holding de distribuição e logística do Grupo Abri, e Eduardo Costa, diretor da Abril Gráfica.

Alecsandra Zapparoli vinha atuando como diretora Editorial de Estilo de Vida, que engloba marcas como Quatro Rodas, Superinteressante, Guia do Estudante, Viagem e Turismo, Saúde e Vip. Antes, foi diretora de Redação de Veja São Paulo, onde começou como repórter, e teve passagens por DCI, Estadão e Editora Globo, entre outras. A partir de agora, além de ter uma linha direta com o Conselho Editorial, passa a integrá-lo, ao lado de Victor Civita Neto (presidente), Thomaz Souto Corrêa (vice), Eurípedes Alcântara, Giancarlo Civita e José Roberto Guzzo. Responderá a Walter Longo e terá sob o seu comando André Petry (Veja), André Lahoz (Exame), Paula Mageste (Femininas), Edward Pimenta (Estúdio ABC) e Sergio Gwercman (que deixa Quatro Rodas para assumir o lugar de Alecsandra em Estilo de Vida).

André Petry tem mais de 20 anos de atuação na própria Veja, onde foi editor de Política, chefe da sucursal de Brasília, colunista e correspondente internacional em Nova York, e ultimamente ocupava o cargo de editor especial.

Desabafo 

Repercutiu nos sites e redes sociais o desabafo de Sidney Rezende, no último fim de semana (27/2), durante a festa de premiação dos melhores do Carnaval do Rio do site SRZD. Sidney deixou a Rede Globo em novembro passado, depois de 20 anos na emissora, mas seu contrato só expirou agora em fevereiro. E ele se sentiu à vontade para dizer: “A Globo está ultrapassando os seus limites como meio de comunicação, no momento em que interfere em horários de festividades, nas partidas de futebol, nos desfiles das escolas de samba, quando adequa as festividades populares a uma grade de programação de seu interesse”.

Ele não fez mais nenhum comentário, pois considera esse assunto encerrado, e quer pensar no que vem pela frente. Até o final de março, decide entre três propostas que lhe foram feitas. Vai levar em consideração a que oferecer melhor acordo para manter o SRZD, já há dez anos na rede, mas principalmente a possibilidade de criar. Pretende, como em outras ocasiões durante sua carreira, participar de uma nova programação, ter a própria equipe, e poder mostrar resultados, em termos de audiência, ainda este ano.

São Paulo

Paulo Saldaña e Ricardo Chapola deixaram nos últimos dias o Estadão, o primeiro em direção da Folha de S.Paulo, onde começou nessa 2ª.feira (29/2), e o segundo para a TV Globo, em que deve assumir na próxima semana.

Paulo participou do Curso de Focas do Estadão em 2008, tendo sido contratado em 2009. Especializado em Educação, integrou no ano passado a equipe do jornal que ganhou o Esso de Reportagem, com a série Farra do Fies, que revelou aspectos até então ocultos desse programa governamental de financiamento estudantil. Na Folha, onde ainda não tem e-mail ou telefone definido (por enquanto, pode ser contatado pelo paulosaldana@gmail.com), entrou na reportagem de Educação no lugar de Fábio Takahashi, promovido a editor adjunto de Treinamento (ver J&Cia 1.039).

Ricardo, há seis anos no Estadão, onde começou como estagiário e há cinco cobria Política, vai para a reportagem do SP-TV. Ele disse a J&Cia que já há algum tempo vinha conversando com a emissora e que lá vai cobrir tudo, não apenas política: Quanto ao futuro do blog Crônicas do cotidiano, que mantém no site do Estadão em parceria com o designer gráfico Felipe Blanco, afirmou não saber ainda o que fará: “Como a Globo exige exclusividade contratual, certamente não poderei seguir com ele no Estadão. Mas, independentemente de onde estiver hospedado, não deixarei de escrever, ainda que individualmente”.

Registro-SP – Faleceu em São Paulo em 19/2, após uma luta contra o câncer que já durava alguns meses, Oscar Pitta. Ele foi redator na Editora Abril, quando atuou na antiga revista Pop, e ocupou o mesmo posto na editora Best Seller, que pertencia na época à Nova Cultura. Oscar estava aposentado há alguns anos e era tido pelos amigos como grande conhecedor de música e cinema.

 

Agenda-SP

8/3 (3ª.feira) –  Felipe Frisch lança Ponte Aérea (Matrix), livro em que aborda de maneira bem-humorada as diferenças entre Rio e São Paulo, fruto da sua percepção de morador das duas cidades nos últimos 12 anos. A partir das 18h30, na Livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915).

9/3 (4ª.feira) –  Carol Terra ministra curso sobre conteúdo e engajamento digital promovido pela Abracom. Das 14h às 18h, na sede da entidade (rua Pedroso Alvarenga, 584, conj. 51). Informações e inscrições com Karina Santos (eventos@abracom.org.br ou 11-3079-6839).

O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado apresenta o Pronunciamento de orientação sobre melhores práticas de divulgação de informações em notas explicativas. A partir das 11h, na sede da Apimec-SP (rua Líbero Badaró, 300, 2º). Credenciamento com Rodney Vergili (rodney@digitalassessoria.com.br).

Interior-SP

Josué Suzuki, que desde setembro de 2012 vinha à frente da Redação dos jornais Tribuna Araraquara e A Cidade (Ribeirão Preto), assumiu em janeiro novas funções no Grupo EPTV, que controla os dois jornais e seus portais, atua como afiliado da Rede Globo nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e Sul de Minas, além de operar a CBN Ribeirão e os portais Virando Bixo (para estudantes) e Via EPTV. Josué foi promovido a diretor de Jornais e Mídias Digitais do grupo, deixando de existir a vaga de diretor Editorial, que ocupava.

Ele disse que continua em Ribeirão Preto e que seguirá respondendo pelas operações dos jornais impressos, mas passou a conduzir também projetos digitais do grupo, exceto o G1 (“Teremos novidades interessantes em breve nesta área, talvez no final de março”).

Com a promoção dele, Thiago Roque, que atuava como editor executivo de A Cidade, agora é editor-chefe.

Paula Mariane, aluna do curso de Jornalismo da PUC-Campinas, teve duas fotos de sua autoria selecionados entre as 50 melhores no Sony World Photography Awards. A competição atraiu no ano passado 173.444 candidaturas de 171 países.

Para comemorar seus 25 anos de fundação, a Conceito Comunicação, de Ribeirão Preto, produziu um vídeo em linguagem dinâmica que concilia o trabalho realizado dentro da empresa, a atuação de seus profissionais no dia a dia, os serviços oferecidos e os atributos que norteiam a trajetória da agência. O vídeo está disponível no www.conceitocomunic.com.br.

Notas 

Com algum atraso em relação à previsão original devido a ajustes técnicos (seria logo depois do Carnaval, como adiantamos em J&Cia 1.036), já está na rede versão reformulada do Balaio do Kotscho, de Ricardo Kotscho, com novos visual e ferramentas para facilitar a interação com os internautas: o endereço no facebook e um e-mail para o recebimento de comentários e colaborações em textos, vídeos e fotos, com lugares e personagens que não estão na mídia.

Segundo Ricardo, “o principal objetivo das mudanças é abrir o leque de assuntos, mostrando fatos e histórias da vida real, longe dos palácios e dos gabinetes. Num País tão grande como o nosso, não é humanamente possível para um repórter ou blogueiro acompanhar tudo o que está acontecendo. E é impossível que não aconteça nada de novo e de bom de um dia para o outro, que mereça ser contado, numa terra generosa como a nossa, onde vivem mais de 200 milhões de habitantes”.

A Agência Pública prorrogou o prazo de inscrições do concurso Microbolsas – Judiciário. Agora, os repórteres interessados podem inscrever suas pautas até o dia 10 de março. Serão selecionadas cinco pautas sobre o Poder Judiciário para serem realizadas com mentoria da Pública. Os repórteres que tiverem suas pautas escolhidas vão ganhar uma microbolsa de R$ 5 mil para produzir a matéria.

As inscrições devem ser feitas por formulário online. Para propor a pauta, o repórter deve apresentar pré-apuração, plano de trabalho e plano de orçamento. Os critérios para a escolha dos vencedores são consistência na pré-apuração, experiência e capacidade do repórter de realizar matérias de forma independente, segurança e viabilidade da investigação e ineditismo e relevância da pauta. O concurso tem apoio do Instituto Betty e Jacob Lafer.

Os investimentos em publicidade somaram R$ 132 bilhões no Brasil em 2015, aponta o mais recente estudo da Kantar Ibope Media. O levantamento, que acompanha e monitora os principais meios de comunicação do País, identificou que o montante foi 9% superior ao volume registrado em 2014, porém, quando considerada a inflação do período, observou-se uma leve retração de 0,9% no total investido em 2015.

Entre os meios, tevê tem a maior participação do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos. Na sequência aparecem jornal (R$ 16,9 bilhões) e display, que alcançou R$ 8,7 bilhões e participação de 6,6% no montante total. Em 2015, a Kantar Ibope ampliou a cobertura de sites e portais monitorados e reformulou a metodologia de coleta desta publicidade online. Além disso, com o início da mensuração de links patrocinados nos principais sites de busca do País, foi possível mensurar o investimento dos principais anunciantes na categoria de search, que chegou a R$ 1,6 bilhão. A participação conjunta desses formatos digitais chega a 8% do bolo publicitário. Já os gastos em mídia exterior (out-of-home), que agora representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhão no ano passado (1,2% do total).

 

Prêmios

O Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde, idealizado pelos Laboratórios Roche América Latina e pela Secretaria Técnica da Fundação Gabriel García Márquez para o Novo Jornalismo Ibero-americano (FNPI), está com inscrições abertas até 10/4 para as categorias Rádio e Internet. Podem concorrer reportagens originais em espanhol ou português veiculadas durante 2015, com enfoque em um ou mais temas: Inovação em cuidados com a saúde; Biotecnologia na área da saúde; Acesso a tratamentos de saúde; Pesquisa e desenvolvimento em temas de saúde; Regulação e políticas públicas em saúde; e Oncologia.

Os vencedores poderão escolher entre uma bolsa integral para assistir a um workshop da FNPI, participar no Festival do Prêmio Gabriel García Márquez de Jornalismo, em Medellín na Colômbia, ou assistir ao festival de jornalismo feito anualmente no Prêmio Gabriel García Márquez. A bolsa inclui inscrição, passagem aérea, hotel e despesas de viagem. Vencedores e finalistas receberão o livro Gabo Periodista, uma medalha comemorativa do Prêmio e diploma pela sua participação destacada.

Também estão abertas as inscrições para a quinta edição brasileira do Prêmio de Jornalismo Medtronic 2015, criado para reconhecer e valorizar os profissionais de imprensa que informam a população sobre condições de saúde e tecnologias médicas. Esta edição permanece com as quatro categorias estabelecidas desde 2012: jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e online. Vencerá um participante por categoria, que receberá R$ 5.000.

Interessados deverão inscrever sua matéria, veiculada entre 1° de janeiro e 31 de dezembro de 2015, e preencher a Ficha de inscrição pelo site até o próximo dia 11 de março. As fichas preenchidas e o conteúdo digitalizado serão encaminhados ao júri após o prazo de inscrição

 

Com informações do Jornalistas&Cia

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