Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Ucrânia: Cinegrafista Yevhenii Sakun foi morto em bombardeio em Torre de TV

Ucrânia: Cinegrafista Yevhenii Sakun foi morto em bombardeio em Torre de TV

A morte de um operador de câmera foi confirmada pela Polícia Nacional e pelo Sindicato Nacional dos Jornalistas da Ucrânia, filiado à Federação Internacional dos Jornalistas e à Federação Europeia de Jornalistas. De acordo com Ruslana Pakhalyuk, da NEWS Network, eles estão tentando contatar a família de Yevhenii Sakun.

O jornalista Yevhenii Sakun, 49 anos, correspondente da EFE e cinegrafista para a emissora de TV ucraniana Live, foi morto durante um ataque à torre de tramissão de TV em Kiev pelos militares russos em 1º de março.

O grupo NEWS Network está pronto para auxiliar no funeral do jornalista e providenciar o suporte necessário aos familiares.

A correspondente ucraniana Olga Tokariuk confirmou oficialmente a morte do cinegrafista. “Foi um prazer trabalhar com ele. Estou devastada com esta notícia”, disse. A mensagem de Olga nas redes sociais acompanha a cartão de imprensa do profissional.

Em outro incidente, os repórteres dinamarqueses Stefan Weichert e o fotojornalista Emil Filternborg Mikkelsen foram baleados em um ataque não identificado enquanto se dirigiam para cobrir a invasão da cidade de Ohtyrka, no nordeste da Ucrânia.

De acordo com o governo ucraniano, dois mil civis foram mortos desde o início dos ataques russos. As Federações Internacional e Europeia de Jornalistas, o Sindicato Nacional dos Jornalistas na Ucrânia e o Sindicato dos Jornalistas Independentes da Ucrânia expressaram suas profundas condolências aos familiares e amigos do profissional Sakun e instam pela segurança dos jornalistas em território ucraniano.

O secretário geral da FIJ, Anthony Bellanger, disse: “Nós estamos profundamente tristes com a morte de nosso colega Yevhenii Sakun, morto em um imprudente ataque russo às estruturas civis em Kiev. Todas as partes envolvidas no conflito devem proteger os jornalistas locais e estrangeiros e devem parar de mirar os trabalhadores de mídia, que arriscam suas vidas para informar ao mundo sobre a guerra”.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo