Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato firma parceria para ação de revisão da vida toda

Sindicato firma parceria para ação de revisão da vida toda

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) julgar procedente a tese da revisão da vida toda das aposentadorias, jornalistas têm buscado o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) solicitando indicação para ajuizar a ação correspondente. Trata-se necessariamente de um processo individual, porque diz respeito a situações específicas da concessão de aposentadoria.

 

Para atender a essa solicitação, o SJSP firmou parceria com um advogado especializado na área previdenciária, o dr. Jeferson Luis Martins. As ações relativas ao tema serão conduzidas pelo escritório do advogado. A parceria trará vantagens para os jornalistas, em particular os sindicalizados, pois garante condições mais benéficas na contratação do profissional.

 

Quem tem direito

 

A decisão do STF possibilita àqueles que se aposentaram entre 29 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 – um dia antes da entrada em vigor da Emenda Constitucional 103/2019 – o direito de verem aproveitadas as contribuições anteriores a julho de 1994 para cálculo do valor da aposentadoria. A depender da situação, isso significará uma elevação no valor do benefício pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 

É importante saber que a revisão só pode ser requerida até dez anos após a concessão da aposentadoria. Por exemplo: se a pessoa se aposentou em fevereiro de 2013, pode fazer o pedido de revisão da vida toda até março de 2023. Além disso, para a propositura da ação é necessária a realização de um cálculo prévio, com o objetivo de verificar a utilidade da revisão.

 

Informações úteis

Requisitos para a ação de revisão da vida toda:

• Aposentados que começaram a trabalhar e contribuíram para o INSS antes de julho de 1994;

• Aposentados a partir de fevereiro de 2013.

 

Documentação inicial para o cálculo prévio:

• Carta de concessão da aposentadoria;

• Extrato do Cadastro Nacional de Informação Social (CNIS).

 

SERVIÇO

Jornalistas interessados devem entrar em contato diretamente com o escritório do dr. Jeferson Luis Martins. Telefone: (11) 97118-8395; e-mail: luisjeferson@hotmail.com

 

 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo