Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato dos Jornalistas entregou ofício ao presidente da Câmara de Piracicaba solicitando prioridade na vacinação

Sindicato dos Jornalistas entregou ofício ao presidente da Câmara de Piracicaba solicitando prioridade na vacinação

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) entregaram, na manhã da última quarta-feira (16), ofício ao vereador Gilmar Rotta (Cidadania) solicitando apoio do parlamentar para que a categoria, que figura como serviço essencial no Decreto Federal 10.288 desde 22 de março de 2020, seja incluída como prioritária na vacinação contra a covid-19.

Ao longo da pandemia, a categoria têm realizado um importante trabalho na cobertura relacionada à doença e no processo da vacinação, levando à população informação e orientações sobre o assunto.

Levantamento da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostra que o Brasil é o país com maior número de mortes de jornalistas em decorrência da covid-19. Em 2020 foram 80 mortos e em 2021, segundo dossiê atualizado pela Fenaj em 02 de junho de 2021, foram 155. O mês com maior número de casos foi março de 2021, com 51 mortes.

O levantamento feito pela Fenaj demonstra claramente que os profissionais de comunicação estão na linha de frente e expostos à contaminação. Mesmo com as estatísticas colocando o jornalismo profissional como trabalho de risco para contaminação por covid-19, a categoria infelizmente não está inserida no Plano Nacional de Imunização (PNI) entre os grupos prioritários para receber a vacina.

Gilmar Rotta mostrou-se sensibilizado com a categoria e disse que irá encaminhar a reivindicação do SJSP ao prefeito de Piracicaba e ao governador do Estado para que inclua a categoria dos profissionais de comunicação como prioritária no calendário de vacinação contra a covid-19.

Os dirigentes do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo irão encaminhar oficio às Câmaras e Prefeituras da região, solicitando apoio  para que os profissionais de comunicação tenham  prioridade na vacinação contra a covid-19.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo