Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato debate representação e representatividade negra no jornalismo

Sindicato debate representação e representatividade negra no jornalismo

Enfrentar a ausência de diversidade racial nas redações e nas manchetes é um desafio para a categoria dos jornalistas. Por isso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP), por meio da Comissão de Jornalista pela Igualdade Racial (Cojira), abre espaço para uma reflexão sobre representatividade e representação das pessoas negras no jornalismo.

Nesta quarta-feira (24), às 19h30, o SJSP e a Cojira realizam a mesa-redonda “Negritude no Jornalismo – 20 anos de histórias contadas e não contadas”. Os participantes farão uma avaliação, a partir de experiências pessoais, estudos acadêmicos e vivência militante sobre como negras e negros estão presentes e ausentes no jornalismo brasileiro. O que mudou nas duas últimas décadas? E o que não mudou? 

O evento online é também uma forma de marcar o aniversário de 20 anos de criação da Cojira-SP.

A transmissão será feita pelo canal do SJSP no YouTube e pela página do sindicato no Facebook.

Participam da mesa-redonda:

Claudia Nonato – Jornalista formada pela Cásper Líbero, mestre e doutora pela ECA/USP, onde atualmente está fazendo estágio de pós-doutorado como bolsista do CNPq. Na ECA/USP atua também como pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho, Editora Executiva da Revista Comunicação e Educação e professora nos cursos de pós-graduação do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação).

Flávio Carrança – Jornalista com passagem por diversas redações de jornal, rádio e TV, e integrante da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial – Cojira SP. É coautor de Espelho Infiel: o negro no jornalismo brasileiro, coletânea organizada em parceria com Rosane da Silva Borges e publicada em 2004 pelo Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP.

Thais Folego – Jornalista feminista e antirracista. É membra da Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP) e militante do movimento de mulheres negras de São Paulo. Hoje é diretora de operações e tecnologia da Revista AzMina e conselheira suplente da Ajor (Associação de Jornalismo Digital). É jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com MBA em informações econômico-financeiras.

Oswaldo Faustino – Jornalista, atuou por 40 anos nos principais veículos de comunicação paulistanos e colaborou por 20 anos com a revista Raça Brasil. Escritor, com 12 livros publicados, militante negro, desde os anos 70, e co-fundador da Cojira-SP.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo