A Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) esteve na tarde desta sexta-feira (4) no jornal Diário do Grande ABC para mobilizar a categoria para a assembleia com foco na Campanha Salarial 2025 dos jornalistas da região metropolitana, interior e litoral.
Durante a visita, a diretora Vilma Amaro conversou com os profissionais da redação, esclareceu dúvidas sobre a contraproposta patronal e apresentou os pontos defendidos pela categoria. Ela também reforçou “a importância da participação de todas e todos na assembleia”, que será “decisiva para os rumos da negociação coletiva deste ano”.
A assembleia será realizada de forma virtual na segunda-feira, 7 de julho, a partir das 20h, com link de acesso divulgado pelo sindicato. “A presença dos jornalistas é fundamental para garantir uma deliberação representativa e fortalecer a luta por melhores condições de trabalho e valorização profissional”, declarou Vilma.
Durante a negociação, o representante patronal (SindJori) apresentou a seguinte contraproposta: reajuste de 5,2% nos pisos salariais (equivalente à inflação do período), 4,5% nos demais salários e cláusulas econômicas, além da renovação das demais cláusulas da última Convenção Coletiva de Trabalho.
Já a categoria reivindica a reposição da inflação apurada pelo INPC entre 01/06/2024 e 31/05/2025, a reposição de perdas acumuladas de 5,53% (de 2021 a 2024) – de forma retroativa, 4% de aumento real sobre salários e cláusulas econômicas, e 15% de reajuste nos vales (alimentação e refeição), cujos valores atuais (R$ 320,73 e R$ 15,18) são considerados defasados.