Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Rádio e TV: Jornalistas aprovam proposta patronal e renovam Convenção Coletiva

Rádio e TV: Jornalistas aprovam proposta patronal e renovam Convenção Coletiva

Consultados em todo o estado de São Paulo por meio de plebiscito nas redações, 725 jornalistas participaram da votação sobre a Campanha Salarial da rádio e TV 2019-2020, encerrada às 18h desta quinta-feira (28), sendo que 94% aprovaram o fechamento da proposta patronal, aceitando o acordo com a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que repõe a inflação nos salários e nas demais cláusulas econômicas. O índice final pelo qual os salários serão reajustados será conhecido em 6 de dezembro. Nos últimos 11 meses, a inflação medida pelo INPC acumulou 2,82%.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) informou o resultado ao sindicato patronal, garantindo que o reajuste já incida no 13º salário, a ser pago até 20 de dezembro, e nos salários de dezembro pago até o mês de janeiro. Haverá ainda o pagamento de uma PLR, com o teto reajustado pelo índice negociado, até março de 2020.

Com o plebiscito, os jornalistas renovam ainda as demais cláusulas da CCT, garantindo os direitos já conquistados pela categoria. Entre as cláusulas, está a constituição de uma comissão paritária para discutir novos pontos com vistas a aprimorar a Convenção ao final de 2020. A previsão é de que a Comissão passe a se reunir a partir de fevereiro de 2020.

Saiba mais sobre a Campanha Salarial de Rádio e TV.

* informações atualizadas em 29/11/19 às 14h54

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo