Proposta patronal ameaça direitos: Todas e todos à assembleia geral na quarta-feira!

Redação - SJSP

Jornalistas de jornais e revistas do interior, litoral e Grande SP estão convocados para assembleia geral virtual na quarta-feira (10), nos horários das 10h e das 19h30, já que o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (SindJori) formalizou sua contraproposta: Reajuste salarial de 6,5% para o período 1/06/2022 a 31/05/2024, sem retroativo e cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) como “objeto de discussão”. Sim, é um escárnio!!

Essa é a resposta diante da proposta apresentada pelo Sindicato dos Jornalistas (SJSP) de renovação da última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), mais reposições de 11,9% (retroativa a 1º/6/2022) e de 3,74% (retroativa a 1º/6/2023), referentes à inflação dos períodos das datas-bases não negociadas de 2022 e 2023.

O patronal oferece, sem retroativo, só 6,5% para esses dois anos sofridos sem negociação. Mesmo para quem trabalha nas empresas onde houve acordo coletivo para antecipação de reajuste, feita a compensação dos índices antecipados, o que irá sobrar?
O ultraje é ainda maior ao desconsiderar a última CCT, que concentra conquistas históricas da categoria. Querem partir do zero!

CONHEÇA A ÚLTIMA CCT

Categoria corre risco
Papo reto: A categoria está ameaçada de sofrer uma grande perda de direitos. Vamos à assembleia geral, todas e todos, em defesa da manutenção da CCT com direitos consagrados e por recomposição salarial. Senão, irá piorar a situação já tão crítica e desesperadora das e dos jornalistas de jornais e revistas do interior, litoral e Grande SP.

É importante que cada um(a) não só vá à assembleia, mas converse com colegas de outras redações no estado para somar forças, em defesa da nossa dignidade.

Reafirmamos o slogan da Campanha Salarial Nacional Unificada, coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), “Quem defende o Jornalismo, valoriza as e os jornalistas!” Sem jornalista, não tem Jornalismo!

VAMOS À ASSEMBLEIA!!

CONTATE SUA REGIONAL SJSP

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ/MF n.º 62.584.230/0001-00

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor presidente, ao final assinado, nos termos dos estatutos sociais e legislação aplicável, CONVOCA todos os jornalistas profissionais que prestam serviços nas empresas de Jornais e Revistas no Interior, Litoral e Grande São Paulo, que este edital virem ou dele tomarem conhecimento, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Virtual a realizar-se no dia 10 (dez) do mês de abril de 2024, em duas sessões, por meio virtual. Sessão assemblear às 10 (dez) horas, e às 19 (dezenove) horas e 30 (trinta) minutos, com a presença de qualquer número de membros da categoria. Para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta: 1) Tomar conhecimento e deliberar sobre a contraproposta apresentada pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (Sindjori) referente às negociações coletivas em atraso, das datas bases de 2022 e 2023; 2) Encaminhamentos da Campanha Salarial 2024; 2) Autorização para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor presidente, realizar negociações e assinar nova Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (Sindjori) e, na hipótese de não lograr êxito nas negociações, autorizar o Sindicato a decretar a greve após o prazo legal de notificação do Sindicato patronal e por fim instaurar instância suscitando Dissídio Coletivo em face do Sindicato patronal referido, perante o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho; 3) Estabelecer um estado de assembleia permanente para que a categoria discuta o andamento da campanha salarial a qualquer momento que julgar pertinente.

Para participar, o jornalista deverá enviar mensagem se identificando como jornalista profissional para o e-mail secretariadointerior@sjsp.org.br, e informar o número de celular ou o e-mail pelo qual pretende entrar no evento. O link será enviado no dia da assembleia.

São Paulo, 5 de abril de 2024

THIAGO CIANGA TANJI