Na tarde desta segunda-feira, 09 de janeiro de 2023, profissionais de imprensa que acompanhavam a desocupação do acampamento golpista localizado na porta da EsPCEx – Escola Preparatória de Cadetes do Exército em Campinas, na Avenida Papa Pio XII, sofreram ameaças de bolsonaristas que estavam no local. Foram intimidados profissionais do Correio Popular, Código 19, TV Thathi e EPTV.
O diretor de base da Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Valério Paiva, conversou com profissionais que foram hostilizados. Segundo eles, as ameaças foram violentas e partiram de cerca de 8 pessoas. Houve xingamentos e chutes nos veículos dos profissionais. Um dos fotógrafos, mesmo à paisana, foi identificado como jornalista e chegou a ter que sair correndo perseguido por bolsonaristas, por cerca de quatro quarteirões, e tentaram arrancar o celular do profissional.
Apesar da intimidação violenta, os bolsonaristas não chegaram as vias de fato contra os colegas presentes. Colocamos o Sindicato e a Fenaj à disposição de ajudar eles sempre que precisar a denunciar às ameaças e proteger os profissionais.
Nos últimos dias, segundo levantamento da Fenaj, outros 9 profissionais de imprensa foram agredidos por bolsonaristas.