Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Organizadores do Prêmio Vladimir Herzog anunciam finalistas da edição 2025 na Categoria Extra: Defesa da Democracia

Redação - SJSP

No marco dos 50 anos do assassinato de Vlado, a Comissão Organizadora do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos instituiu, em caráter extraordinário, uma nova premiação para reconhecer produções focadas na Defesa da Democracia.

Com regulamento próprio e prazo diferenciado de inscrição, encerrado no último dia 23 de setembro, a categoria EXTRA contou com 120 produções inscritas. Conheça as finalistas:  

– Allan de Abreu

Os kids pretos: O papel da elite de combate do Exército nas maquinações golpistas

( piauí )

– Henrique Santana+ Fabio Victor + Nicollas Witzel + Pedro Ladeira + Gabriela Biló + Renier Bragon + Fabio Serapião + Camila Mattoso + Thaísa Oliveira + Constança Rezende + Bruno Boghossian.

8 de janeiro: Anatomia de um Ataque Golpista

(Folha de S. Paulo)

– Henrique Picarell i+ Júlia Duailib + Rafael Norton + Diogo André + MJéssica Valença + Flávio Lôrdello +Lemonnier + Diego Rainho + Matheus Stone.

8/1 – A democracia resiste (GloboNews)

Os vencedores desta e das outras sete categorias tradicionais de premiação (Arte, Fotografia, Texto, Vídeo, Áudio, Multimídia e Livro-reportagem) serão conhecidos nesta terça-feira, 7 de outubro, das 14h às 18h, em sessão pública com transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no YouTube

Desde a sua primeira edição, concedida em 1979, o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog presta homenagem a personalidades e profissionais da comunicação que se destacam na promoção dos direitos humanos fundamentais. Também celebra a vida e obra do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado pela ditadura civil-militar no dia 25 de outubro de 1975 nas dependências do DOI-CODI (Destacamento de Operações de Informações do Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo.

Em 2023, a premiação passou a ser organizada pelo Instituto Prêmio Vladimir Herzog, associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou político-partidários, fundada em novembro de 2022, em São Paulo. A entidade reúne 18 instituições da sociedade civil, além da família Herzog: Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI); Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor); Artigo 19; Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Conectas Direitos Humanos; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Geledés; Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Nacional); Instituto Vladimir Herzog, Instituto Socioambiental (ISA); Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Periferia em Movimento; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo; Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e União Brasileira de Escritores (UBE).  Um arco de alianças formado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Teatro da PUC, TV PUC, Pryzant Design, CDI e OBORÉ atua como parceiros realizadores.

O 47º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos tem o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

CONHEÇA TODAS AS PRODUÇÕES FINALISTAS DESTA EDIÇÃO

CALENDÁRIO

  • Sessão pública de julgamento e divulgação dos vencedores: 7 de outubro, terça-feira, das 14h às 18h. Transmissão ao vivo pelo Canal do Prêmio no YouTube
  • Roda de Conversa com os Ganhadores: 27 de outubro, segunda-feira, das 14h às 17h, no Tucarena (PUCSP) – Rua Bartira, 347 – Perdizes, SP
  • Solenidade de premiação: 27 de outubro, às 20h, no Tucarena (PUCSP) – Rua Bartira, 347 – Perdizes, SP.

veja também

relacionadas

mais lidas

Ir para o conteúdo