Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nova diretoria da FENAJ realiza Seminário Sindical e de Planejamento em SP

Nova diretoria da FENAJ realiza Seminário Sindical e de Planejamento em SP

A diretoria da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) reúne-se na Capital paulista, de 29 de novembro a 1º de dezembro, no hotel Gran Corona, para seu Seminário Sindical e de Planejamento. O evento tem o apoio da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) e contará com a participação de 33 dirigentes sindicais de todas as regiões do país.

A programação foi dividida em dois momentos. No dia 29 de novembro, os participantes debatem “O futuro do trabalho na economia digital e desafios para a organização dos trabalhadores”, durante três painéis. Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, acontecerá o planejamento da Gestão 2019-2022 da FENAJ.

O Seminário Sindical inicia às 10h da sexta-feira (29/11), com o painel “O futuro do trabalho na economia digital e a nova classe trabalhadora”, com a doutora em Ciências Sociais Ludmila Costhek Abílio, e com o economista Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo. Ambos são professores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A mediação será feita pela secretária-geral da FENAJ, Beth Costa.

A partir das 14h, acontecerá o painel “As mudanças tecnológicas e suas consequências para o Jornalismo”. Os convidados são Rafael Grohmann, professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), e Jacques Mick, professor doutor do Programas de Pós-Graduação em Jornalismo e em Sociologia e Ciência Política Universidade Federal de Santa Catarina. A discussão terá comentários dos diretores da FENAJ Rafael Mesquita e Celso Schröder.

Dando sequência, o debate será em torno do tema “Contrarreforma sindical e estratégias para a ação sindical local e global”. Os palestrantes são Victor Pagani, diretor-técnico do Escritório do Dieese em São Paulo, e Vagner Freitas, vice-presidente da CUT. A mediação será da segunda vice-presidenta da FENAJ, Samira de Castro.

A atividade encerra-se com Ato Público contra a Medida Provisória 905/19, às 18h30, nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo. Além da presença de dirigentes sindicais dos jornalistas de todas as regiões do país, a manifestação contará com representantes da CUT, das demais centrais e dos sindicatos atingidos diretamente pela MP do governo Bolsonaro que, entre outras medidas, institui a chamada carteira de trabalho Verde e Amarela (com menos direitos) e acaba com a obrigatoriedade do registro profissional para o exercício do Jornalismo.

Planejamento da gestão

No sábado (30/11) e no domingo (1º/12), os dirigentes abordam o planejamento estratégico da atual diretoria da FENAJ, eleita para período 2019-2022, tendo como facilitador Elvis Poletto. “O objetivo do seminário é tirar ações que organizem a ação sindical e política da FENAJ em nível nacional, liderando o conjunto do movimento social brasileiro na luta pela democratização da informação”, afirma a presidenta da FENAJ, Maria José Braga, reeleita em julho deste ano para seu segundo mandato consecutivo à frente da entidade.

Além da luta pela revogação das contrarreformas trabalhista e previdenciária e das recentes medidas provisórias que afetam toda a classe trabalhadora brasileira, a diretoria da Federação debaterá ações e estratégias para o enfrentamento do avanço da censura e do cerceamento à democracia e às liberdades.

Para Braga, os jornalistas, como integrantes da classe trabalhadora brasileira, estão perdendo conquistas históricas e sofrem com questões específicas da categoria, como o desrespeito à jornada de 5 horas diárias e as constantes violações ao direito do exercício profissional por meio da violência. “O Jornalismo brasileiro está enfraquecido e a democracia ameaçada, exigindo posições e ações firmes da entidade de representação máxima da categoria”, pontua.

“A FENAJ vê com preocupação a escalada da violência contra jornalistas, sobretudo dos ataques vindos do presidente da República, Jair Bolsonaro, tanto aos profissionais quanto ao Jornalismo em si, que passamos a contabilizar esse ano, desde sua posse”, acrescenta a presidenta da FENAJ. Os temas centrais da categoria e as propostas de enfrentamento serão, então, debatidas e planejadas pelo conjunto dos dirigentes nacionais.

Serviço:

Seminário Sindical e de Planejamento

Tema: O futuro do trabalho na economia digital e desafios para a organização dos trabalhadores

Data: 29 e 30/11 e 1º/12

Local: São Paulo

Programação

Dia 29/11 (sexta-feira)

10h – O futuro do trabalho na economia digital e a nova classe trabalhadora

– Profa. Ludmila Abílio – professora/pesquisadora da Unicamp

– Márcio Pochmann – economista, professor e presidente da Fundação Perseu Abramo

– Mediadora: Beth Costa

12h – Almoço

14h – As mudanças tecnológicas e suas consequências para o Jornalismo

– Rafael Grohmann – professor da Unisinos

– Jacques Mick – professor da UFSC

Mediadores/comentadores: Celso Schröder e Rafael Mesquita

16h – Café

16h30 – Contrarreforma sindical e estratégias para a ação sindical local e global

– Victor Pagani – Diretor-técnico do Escritório do Dieese em SP

– Vagner Freitas – Vice-presidente da CUT

– Mediadora: Samira de Castro

18h30 – Ato Público Jornalistas contra a Medida Provisória 905/19, nas escadarias do teatro Municipal de SP

Dias 30/11 e 1º/12 (sábado e domingo)

Planejamento estratégico da FENAJ

Coordenador: Elvis Poletto

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo