Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
Nota de falecimento

NOTA DE PESAR – CLÁUDIO LUIS DE OLIVEIRA SOARES

Redação SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo lamenta a morte de seu secretário de Finanças e Administração, Cláudio Soares, ocorrida hoje em São Paulo, por complicações decorrentes de um enfarte do miocárdio. Jornalista da Imprensa Oficial (Imesp) do Estado havia mais de 20 anos, Cláudio se destacava por uma enorme capacidade de trabalho, pela paciência, pela generosidade e pela militância de uma vida inteira a favor de um mundo sem exploração e sem opressão.


Na Escola de Comunicações e Artes da USP, na qual entrou em 1978, iniciou a militância política que nunca mais deixou. Na época, era bancário. Após a faculdade, trabalhou como revisor no Estadão, tendo se filiado ao Sindicato em novembro de 1985. Na gestão de Luiza Erundina (PT) na Prefeitura de São Paulo, iniciada em 1989, tornou-se assessor de imprensa da Prodam (empresa municipal de processamento de dados).


Nos anos 1990, morou no Rio de Janeiro por alguns anos, tendo atuado como assessor de imprensa de sindicatos. No retorno, tornou-se jornalista concursado da Imesp (incorporada pela Prodesp no governo Dória), onde estava até agora.


Somou, então, mais de duas décadas de luta em defesa da Imprensa Oficial como um serviço público, republicano, necessário para que os cidadãos tenham acesso simples e organizado ao conjunto de informações da máquina de governo do Estado. Neste período, foi um dos principais integrantes da Comissão de Jornalistas da Imprensa Oficial, organização sindical de base, no enfrentamento à política dos governos tucanos e do atual mandatário de liquidar o trabalho jornalístico no Diário Oficial, deixando de realizar concursos públicos e demitindo os jornalistas ao longo dos anos.


Recentemente, foi o protagonista de uma vitória judicial em torno de sua liberação sindical, cuja base foi o entendimento de que o trabalho no Diário Oficial do Estado é jornalístico. É um ponto de apoio para prosseguirmos na luta para reconstruir esse importante serviço público.


Militante atuante no nosso Sindicato, integrou as chapas de Oposição de 2000, 2003 e 2006. A partir de 2009, exerceu o mandato de diretor sindical. Foi eleito secretário de Finanças e Administração em 2018, reeleito em 2021. Num cenário de dificuldades de sustentação das entidades sindicais, após a reforma trabalhista de 2017, desenvolveu um importante trabalho de buscar adequar a estrutura sindical à realidade orçamentária, e atuar sempre para ampliar as receitas com base num trabalho de organização da categoria.


Nunca abandonou sua atividade preferida, além do jornalismo, que era o contato com as(os) jornalistas nas redações, particularmente a sua, imprescindível para dialogar com a categoria e organizá-la na luta por uma vida melhor.


A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo se solidariza com a sua mãe, Josefa Soares, a sua companheira, Simone de Marco, a sua filha, Marina Soares, suas irmãs, seus irmãos, enteados, sobrinhas e sobrinhos, toda a sua família e com uma legião de amigos e companheiras(os) de luta. Cláudio Soares, presente!

CLÁUDIO LUIS DE OLIVEIRA SOARES
Velório: 28 de outubro, das 9h às 13h, no cemitério São Pedro, av. Francisco Falconi, 837, Vila Alpina, São Paulo.
Cerimônia de cremação: das 13h15 às 13h45, no crematório da Vila Alpina, av. Francisco Falconi, 437, Vila Alpina, São Paulo.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo