Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Nota de apoio e solidariedade ao radialista Jerry de Oliveira, vítima de grave ameaça em função de sua atuação em rádio comunitária em Campinas

Nota de apoio e solidariedade ao radialista Jerry de Oliveira, vítima de grave ameaça em função de sua atuação em rádio comunitária em Campinas

A Rádio Noroeste FM é uma emissora pública comunitária localizada na Vila Boa Vista, em Campinas – SP, e foi autorizada pelo Ministério das Comunicações em abril de 2013. Sua política editorial é o fortalecimento da democracia e a melhoria das condições de vida de sua comunidade. Além da defesa intransigente dos direitos humanos. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, não possui nenhum vínculo com o mercado publicitário e com governos.

Com este modelo de comunicação, a Rádio Noroeste tem como finalidade apresentar à sociedade campineira uma programação que valoriza a cultura popular de Campinas, bem como um jornalismo comunitário independente do mercado e dos governos. Por sua política editorial em defesa da liberdade de expressão, da democracia e da comunidade onde está inserida, a Rádio Noroeste sofre inúmeros ataques dos setores conservadores e antidemocráticos. Seu coordenador Jerry de Oliveira e sua diretora Cristiane Costa já receberam várias ameaças.

Porém, no último dia 09 de setembro ocorreu um fato gravíssimo, com uma grave ameaça que colocou em risco a vida de Jerry de Oliveira.

Cumprindo seu papel de emissora comunitária, a Rádio Noroeste também está diretamente ligada às demandas dos moradores da Vila Boa Vista e região, se colocando como voz das reivindicações da comunidade. Uma dessas reivindicações é a manutenção dos cursos no período noturno para o ensino médio na Escola Estadual Reverendo José Carlos Nogueira, localizada no referido bairro. Assim, dentro da mobilização organizada por alunos e moradores, no último dia 9 de setembro, o comunicador Jerry de Oliveira passava com carro de som pelas ruas do bairro, convidando a população para um protesto pacífico em frente à escola, quando teve seu veículo fechado por um outro carro que estava ocupado por um morador do bairro, que proferiu ameaças e apontou arma de fogo ao comunicador.

Dias depois, outra pessoa, identificado como Lourival Bento, que mais tarde verificou-se ser o pai da pessoa que fez a ameaça armada, publicou um vídeo em grupo de aplicativo de mensagens telefônicas que reúne moradores do bairro, e fez ofensas e graves ameaças à integridade física e à vida de Jerry de Oliveira em função de sua atuação frente às Rádio Comunitária Noroeste e de seu posicionamento político, conforme consta em Boletim de Ocorrência nº 548/2021, registrado em 20 de setembro. Fica flagrantemente constatada grave ameaça à liberdade de expressão e à vida de Jerry de Oliveira, em função de sua atuação enquanto comunicador popular e por suas opiniões políticas, o que não pode ser admitido em uma sociedade democrática.

Assim, o Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) manifesta solidariedade e apoio ao radialista Jerry de Oliveira e a toda comunidade da Rádio Noroeste. Não podemos admitir ameaças à vida pela manifestação da liberdade de opinião e pela luta pela democracia. O SJSP apela ao Governo do Estado de São Paulo e aos organismos de segurança pública que investiguem com urgência tais ameaças e garantam a integridade física e a vida de Jerry de Oliveira e da diretora Cristiane Costa.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo