Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Grande ato contra o genocídio em Gaza no próximo domingo pedirá a Lula que rompa imediatamente relações com Israel

Redação - SJSP

No dia 15 de junho (domingo), às 11h, a capital paulista será palco de um grande ato unificado em solidariedade ao povo palestino. Mais de 30 organizações políticas, movimentos e coletivos, entre os quais a Central Única dos Trabalhadores (CUT), diversos partidos políticos de esquerda e entidades como a Frente Palestina São Paulo se somam nessa mobilização para exigir o fim imediato do massacre cometido pelo Exército israelense contra a população de Gaza, que já causou pelo menos cerca de 55 mil mortes desde outubro de 2023, além de mais de 126 mil pessoas feridas.

O ato também reforçará a reivindicação por um imediato rompimento das relações diplomáticas e comerciais do Brasil com Israel, país comandado por um regime sionista, colonialista e racista. Nas suas declarações, o presidente Luis Inácio Lula da Silva aponta as semelhanças entre o estado delinquente de Israel e o regime nazista que comandou a Alemanha entre 1933 e 1945. Em diferentes ocasiões, Lula tem protestado publicamente contra o genocídio em Gaza. Mas isso já não basta diante dos sucessivas atrocidades e crimes de guerra que Israel comete dia após dia em Gaza (e também na Cisjordânia e em Jerusalém).

É preciso cortar os laços com Israel, para que esse país perceba que seu comportamento genocida tem consequências práticas. Israel não acata as determinações da Organização das Nações Unidas (ONU) e não respeita as leis internacionais. Basta ver a interceptação, na madrugada desta segunda-feira 9 de junho, do barco britânico “Madleen” em águas internacionais do Mediterrâneo e o sequestro de seus doze tripulantes, entre os quais o ativista e comunicador brasileiro Thiago Ávila, a deputada francesa Rima Hassan, do Parlamento Europeu, e a ativista sueca Greta Thunberg.

Compareça! O ato será no dia 15 de junho, às 11h, na Praça Roosevelt, no centro de São Paulo. Pode-se chegar lá facilmente de metrô, graças à proximidade das estações Higienópolis-Mackenzie (linha Amarela) e República (linha Vermelha), além de diversas linhas de ônibus.

veja também

relacionadas

mais lidas

Ir para o conteúdo