Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Golpistas atacam jornalistas da Baixada Santista

Golpistas atacam jornalistas da Baixada Santista

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam as ameaças e as intimidações praticadas, na última segunda-feira, dia 9, contra os profissionais de imprensa da Baixada Santista.

Os profissionais acompanhavam a desmobilização dos acampamentos instalados próximos a unidades militares da região. Os acampamentos vinham sendo formados por indivíduos que ainda não aceitam o resultado das eleições presidenciais.

Por volta das 16 horas de segunda-feira, o repórter fotográfico do jornal A Tribuna, Matheus Tagé, foi ameaçado verbalmente por três homens que estavam no acampamento localizado em frente à Fortaleza de Itaipu, em Praia Grande. Um deles, inclusive, portava uma faca. O jornalista foi perseguido pelo trio até o local onde estava a viatura do jornal.

Na parte da manhã, uma equipe de reportagem da TV Santa Cecília foi hostilizada ao tentar registrar a desmobilização dos manifestantes próximos ao 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL), em São Vicente.

Equipes de reportagem da TV Thathi, afiliada da TV Bandeirantes, e da Record TV Litoral e Vale também foram alvos de intimidações das pessoas que estavam acampadas em frente a essa mesma unidade do Exército.

O SJSP e a Fenaj se solidarizam aos profissionais ameaçados e não vão tolerar nenhum tipo de violência contra os jornalistas, que se tornaram vítimas de intimidações e agressões ao longo dos últimos anos.

As ameaças representam uma afronta à liberdade no exercício do trabalho jornalístico e um grave atentado à democracia, que está sob ataque em nosso país.

Denúncias de violência, ameaças e cerceamento do livre exercício profissional podem ser feitas ao SJSP pelo telefone (11) 94540-0287.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo