Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ lança Campanha Salarial Nacional Unificada 2025: ‘Quem Informa o Brasil Somos Nós!’

Redação - SJSP

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) deu início à Campanha Salarial Nacional Unificada das/os Jornalistas 2025, com o tema central “Quem informa o Brasil somos nós!”. A iniciativa busca fortalecer a luta da categoria por melhores condições de trabalho, valorização profissional e reajustes salariais justos. O lançamento acontece no mês do jornalista, cujo dia é celebrado em 7 de abril.

A campanha tem como objetivo geral garantir a valorização do trabalho jornalístico no Brasil. Entre os objetivos específicos, estão reajustes salariais que acompanhem a inflação e o aumento do custo de vida, melhoria das condições de trabalho e proteção contra a precarização da profissão, além do fortalecimento da luta sindical e da união dos jornalistas em todo o país.

“O tema reforça a importância do trabalho das e dos jornalistas para garantir o direito à informação de qualidade à população”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro. Ela acrescenta que o jornalismo profissional é o meio de acesso à informação com maior credibilidade entre os brasileirosa, segundo a pesquisa Credibilidade das Mídias, conduzida pela agência de inteligência de dados Ponto Map, em parceria com a V-Tracker.

“E segundo pesquisa do Instituto Reuters, de 2023, 54% dos brasileiros confiam nas notícias que consomem, um dos índices mais altos do mundo. Mas para que esse trabalho continue sendo feito com qualidade, é fundamental valorizar os profissionais que informam o país!”, completa a dirigente sindical.

O secretário de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ, Rafael Mesquita, destaca que além do tema nacional, a campanha contará com adaptações estaduais, como “Quem Informa São Paulo Somos Nós!” e “Quem Informa o Ceará Somos Nós!”, reforçando a identidade regional da mobilização.

Ações de impacto em todo o país

A FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas promoverão diversas ações para ampliar o impacto da campanha, incluindo cartazes, banners e cards digitais com frases de impacto, como “Sem Jornalistas, Não Há Democracia!”, além de encontros para discutir a valorização do jornalismo e o impacto da desinformação na sociedade, assembleias regionais para definição das pautas salariais específicas em cada estado e um ato nacional simbólico com mobilização coletiva em diversas cidades, destacando a importância dos jornalistas para a democracia brasileira.

A campanha seguirá um planejamento estratégico ao longo do ano. Em fevereiro de 2025 houve a plenária sindical para aprovação da iniciativa. Em março, ocorrereu o desenvolvimento da identidade visual pela FENAJ e sindicatos. E em abril, será feito o lançamento oficial da campanha em âmbito nacional, com as mobilizações e eventos  realizados em diversas regiões do Brasil.

O secretário adjunto de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral da FENAJ, Thiago Tanji, reforça a importância da participação ativa dos jornalistas em todo o país. “A união da categoria é essencial para pressionar empregadores e garantir avanços nas negociações salariais. Acompanhe as redes sociais da FENAJ e dos sindicatos estaduais para mais informações sobre os próximos passos da nossa Campanha Salarial Nacional Unificada”, comenta.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo