Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Fenaj adere à campanha Tributar os super-ricos

Fenaj adere à campanha Tributar os super-ricos

É possível fortalecer o Estado brasileiro, ter recursos para enfrentar a pandemia provocada pelo novo coronavírus e garantir emergencialmente renda para milhões de brasileiros e, depois, a retomada do desenvolvimento econômico com distribuição de renda? Sim, é a resposta enfática de um grupo de entidades que lançam, neste 28 de outubro, a campanha Tributar os super-ricos. Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) faz parte da campanha.

O lançamento será em evento virtual, a ser realizado a partir das 10 horas da próxima quinta-feira, com transmissão pelo perfil no Facebook da campanha (www.facebook.com/tributar.os.super.ricos) e pelos perfis das entidades participantes, como a FENAJ (www.facebook.com/fenajoficial).

A campanha pretende sensibilizar a sociedade brasileira e os parlamentares para a necessidade de se implementar medidas tributárias emergenciais, para o enfrentamento da grave crise atual. Propõe-se a aprovação de oito projetos de lei que podem promover um aumento de arrecadação de cerca de R$ 300 bilhões, tributando somente as altas rendas e os grandes patrimônios. Isso significa que somente 0,3% da população brasileira, que são super-ricos, serão atingidos.

As medidas propostas também vão promover a redução do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 15 mil por mês; a redução dos impostos para as micro e pequenas empresas; soluções para o financiamento da seguridade social (previdência, assistência  social e saúde) e medidas para a geração de empregos.

Uma cartilha com informações simplificadas das propostas de projetos de lei e uma calculadora para que os trabalhadores possam simular a sua situação após a implementação das propostas estão disponíveis, assim como informações detalhadas sobre a proposta.

A presidenta da FENAJ, Maria José Braga, defende as medidas propostas e reforça o argumento de que, no Brasil, os ricos pagam, proporcionalmente, menos impostos que os trabalhadores. “Não existe Estado que atenda as necessidades da população em saúde, segurança, educação, moradia e outras áreas sem arrecadação de impostos. E é justo que os super-ricos contribuam mais”, enfatiza.

A campanha Tributar os super-ricos iniciou-se pelas seguintes entidades: Instituto Justiça Fiscal (IJF), Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), Fundação Friedrich Ebert Stiftung (FES), Delegacias Sindicais do Sindifisco Nacional (Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba e Ribeirão Preto), Auditores Fiscais pela Democracia (AFD) e Movimento contra as Reformas (MovRio). E continua aberta a adesões.

Acesse:

Cartilha Tributar os super-ricos

Por que tributar os super-ricos é a melhor saída

Links para as contas da campanha:

➡️ Instagram: https://www.instagram.com/tributar.os.super.ricos/

➡️ Facebook: https://www.facebook.com/tributar.os.super.ricos

➡️ Twitter: https://twitter.com/OsTributar

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo