Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Educação Global em Jornalismo no século 21

Educação Global em Jornalismo no século 21: desafios e inovações

Educadores e jornalistas em países de língua espanhola agora têm acesso a um e-book gratuito compilando estudos de caso de países sobre o ensino de jornalismo, assim como lições de educadores em jornalismo de mundo todo.

Educação Global em Jornalismo no século 21: desafios e inovações”, editado pelas professoras Robyn S. Goodman e Elanie Steyn, foi recentemente publicado em espanhol pelo Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e pode ser baixado gratuitamente da biblioteca digital do Centro em formato PDF. O livro também está disponível em versão impressa e paga pela Amazon.com.

“Elanie e eu estamos muito contentes que nosso incrível publisher, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, tenha traduzido nosso livro para o espanhol. Que maneira maravilhosa de ajudar a compartilhar os desafios e as inovações no campo com uma enorme audiência global”, disse Goodman. “Somos muito gratas a Rosental Alves e sua equipe maravilhosa por não apenas tornar realidade esse livro, mas por usar seus recursos para compartilhar suas conclusões ao redor do mundo.”

O Centro Knight publicou a versão em inglês do livro no ano passado, no contexto do Simpósio Internacional sobre Jornalismo Online (ISOJ) em Austin, Texas. Este ano, a versão em espanhol, traduzida por e com design de Lourdes M. Cueva Chacón e Cesar Silva Santisteban, foi anunciada no 19o ISOJ.

“Foi um período de seis meses de trabalho pesado de tradução, mas o apoio do Centro Knight foi vital para garantir que a experiência e o conhecimento contidos no livro fossem acessíveis aos falantes de espanhol na América Latina e em outros países. Esperamos que o livro não apenas ajude os educadores de jornalismo com ideias para suas salas de aula, mas também motive pesquisadores de jornalismo a preencher lacunas de pesquisa sobre a região”, disse Chacón, que além de ser uma das tradutoras do livro é doutoranda na Escola de Jornalismo da UT em Austin.

O livro foi descrito como um “livro de referência acadêmico, prático e acessível para educadores, treinadores, jornalistas, ativistas de mídia, criadores de políticas públicas, fundações, organizações não-governamentais, estudantes e outros interessados ​​em jornalismo de qualidade”.

O livro é dividido em três seções. A primeira parte é composta por dez estudos de caso de países escritos por acadêmicos em Austrália, Chile, China, Egito, Índia, Israel, Rússia, África do Sul, Reino Unido e EUA. A segunda parte, “Contextualizando la educación global en periodismo” (“Contextualizando o ensino global de jornalismo”), examina a situação atual, o passado e o futuro previsto do ensino global de jornalismo e os impactos deste na prática profissional. E a terceira parte analisa inovações em todo o mundo no ensino de jornalismo. Esta seção inclui capítulos sobre inovação em educação, incluindo temas como empreendedorismo de mídia, jornalismo móvel e programação.

Um capítulo final postula 10 previsões para o ensino de jornalismo no futuro. E um epílogo de Goodman analisa como o ensino de jornalismo global foi moldado pelo preconceito ocidental, os esforços para des-ocidentalizar essa educação e os esforços atuais de educadores em todo o mundo para preparar futuras gerações de cidadãos e jornalistas globais.

“O Centro Knight está extremamente honrado em oferecer este livro inestimável para educadores, jornalistas e estudantes de jornalismo em países de língua espanhola em todo o mundo. Esta é uma perspectiva única sobre o status da educação em jornalismo em nível global, um projeto de pesquisa que levou anos para minhas estimadas colegas Robyn Goodman e Elanie Steyn realizarem”, disse o professor Rosental Alves, fundador e diretor do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas. “No ano passado, lançamos a edição em inglês e, neste ano, estamos orgulhosos de oferecer o livro em espanhol com a tradução de Lourdes Cueva Chacón, doutoranda da Universidade do Texas na Escola de Jornalismo de Austin. Esperamos que seja uma referência em salas de aula e redações na América Latina e na Espanha.”

O Centro Knight já publicou mais de uma dezena de livros nos últimos anos, em inglês, espanhol e português, que estão disponíveis para download gratuito na biblioteca digital do Centro. Os livros cobrem temas como inovação, transparência, cobertura sobre imigração, ética, sustentabilidade e mais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo