Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Doria endurece lei contra manifestantes

Doria endurece lei contra manifestantes em meio a denúncias de repressão policial

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), assinou um decreto, publicado neste sábado (19) no Diário Oficial, regulamentando a Lei nº 15.556/2014 que trata da restrição do uso de máscaras ou de “qualquer paramento que oculte o rosto” em manifestações. O texto determina ainda a necessidade de aviso prévio, com cinco dias de antecedência, para que o trajeto de um protesto seja acordado e aprovado pela Polícia Militar e proíbe o uso de armas, explosivos e objetos que possam causar danos ou ferimentos.

Aprovada em 2014 pelos deputados estaduais, a regulamentação de Doria ocorre em momento marcado por atos na capital paulista contra o aumento da tarifa do transporte público, que tem repercutido também pelo uso da força policial usada para reprimir os manifestantes.

Reportagem da Rádio Brasil Atual mostra que nessa sexta-feira (18) o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (Condepe) publicou uma nota rechaçando a atuação da PM nos últimos protestos. De acordo com a entidade, as ações da polícia são ilegais e têm configurado abuso de autoridade como explica, à repórter Ana Rosa Carrara, o presidente do Condepe, Dimitri Sales.

“Atos arbitrários tem uma finalidade que é impedir o direito de manifestação. Isso porque entendemos que o governo do estado e a prefeitura de São Paulo não querem ter contestado seu ato de aumento das tarifas”, afirma Sales. O ofício criado será encaminhado a vários órgãos da Justiça e da Segurança Pública para que a liberdade constitucional de manifestação seja garantida.

Ouça a reportagem da Rede Brasil Atual:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo