Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Documentário sobre Irmã Maurina será exibido no Cineclube Vladimir Herzog

Redação - Cineclube

Maurina Borges de Silveira, a Irmã Maurina, iniciou-se na vida religiosa muito jovem, com apenas 16 anos. Ela pertenceu à Congregação das Irmãs Franciscanas da Imaculada Conceição. Em 1969, Maurina era diretora do Orfanato Lar Santana, localizado na cidade de Ribeirão Preto (SP). Em um dos muitos episódios infames da ditaduta civil-militar brasileira, a freira fransciscana foi acusada de terrorismo e de acobertar reuniões de grupo de resistência contra o regime, o que a levou a ser presa, torturada e exilada.

O Cineclube Vladimir Herzog exibirá no dia 27 de novembro o documentário “Madre”, realizado pelas jornalistas Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani. Fruto de uma pesquisa que começou há mais de 20 anos, o filme busca narrar a história de Maurina, revisitando locais por onde a freira fransciscana passou, desde sua prisão e seu posterior exílio, até seus últimos dias. Um importante levantamento histórico – que reuniu registros do período, como áudios e arquivos em vídeo, muitos deles inéditos – resgata os momentos vividos pela freira, e nos ajuda a refletir sobre o papel das mulheres na resistência naquele período, fazendo um paralelo com o que vivemos nos dias de hoje.

A obra é marcada prioritariamente por olhares femininos, com entrevistas de mulheres religiosas, historiadoras, jornalistas, ex-presas políticas. A equipe também contou, em sua maioria, com trabalhadoras ao longo de seu processo de produção. O documentário foi produzido pela NuOlhar filmes, por meio do Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo (ProAC), com apoio de arquivos da Cinemateca Brasileira, da EBC e da TV Cultura, além da cessão de músicas de Chico Buarque, Gilberto Gil e Paulo César Pinheiro.

A exibição acontecerá na quarta-feira (27), às 19h, no auditório Vladimir Herzog, na sede do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Ao final da exibição, haverá um bate papo com as diretoras sobre o filme.

Serviço
“Madre”
Brasil/Documentário – 135min
Direção: Ana Paula Pinheiro e Marcela Varani

Data: quarta-feira, 27 de novembro
Horário: 19h
Local: Auditório Vladimir Herzog, Rua Rego Freitas – 530 – sobreloja, Vila Buarque – São Paulo. 500 m do metrô República
Entrada Gratuita

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo