Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Criado o Comitê Regional ABC em Defesa da Palestina

Vilma Amaro - SJSP

A Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas e a subsede da APEOESP de Ribeirão Pires criaram, com entidades e representantes de partidos políticos da região, o Comitê Regional ABC em Defesa da Palestina. Foi realizado um ato no dia 27/01/2024 na Praça da Vila do Doce, centro da cidade de Ribeirão Pires, onde os participantes denunciaram a morte de mais de cem jornalistas em Gaza e mais de 26 mil pessoas, entre elas dez mil crianças assassinadas pelo governo sionista de Israel.

O ato teve o apoio também do Coletivo pelas Crianças e Vítimas de Guerra da Palestina, de São Paulo, organizado, entre outros, por Lúcia Skromov. A proposta do Comitê Regional é a realização de eventos com o tema da Palestina em espaços públicos para levar informação e promover debates sobre a ação do governo de Israel e estimular a organização de Comitês Regionais em outras cidades do Estado.

Foto: Valderez Coimbra

O apresentador do evento foi Francisco Bezerra da Federação Sindical dos Trabalhadores de São Paulo. Vilma Amaro, diretora regional ABC do Sindicato dos Jornalistas, afirmou que o objetivo do governo de Israel ao assassinar jornalistas é tentar esconder da população mundial os crimes que vem cometendo em Gaza, no interesse de se apossar do território a todo custo. Denunciou, ainda, a perseguição que o jornalista Breno Altman vem sofrendo em nosso país pelos sionistas que querem impedi-lo de denunciar os crimes de guerra praticados pelo governo de Israel em Gaza. Os participantes pediram o cessar-fogo já. Também houve apresentações de rappers da região e do rapper Pirata de São Paulo.

Na organização do Comitê Regional ABC em Defesa da Palestina estão Vilma Amaro, da Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas; Valderez Coimbra, Juscelino Rodrigues de Oliveira e Neusa Nakano da subsede da Apeoesp de Ribeirão Pires; Monica Dias da subsede Apeoesp de Santo André; a subsede da Apeoesp de Rio Grande da Serra; o Coletivo pelas Crianças e Vítimas da Guerra na Palestina; o PT de Ribeirão Pires; o PC do B; o CSP Conlutas; o PSTU; o TLS Trabalhadoras e Trabalhadores da Luta Socialista; o PSOL de Ribeirão Pires e MES – Movimento de Esquerda Socialista.

A Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas também participou do Ato realizado nas Escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em 29 de janeiro, organizado pelo Coletivo pelas Crianças e Vítimas da Guerra na Palestina, denunciando o assassinato de jornalistas palestinos e a perseguição contra o jornalista Breno Altman.

Foto: Valderez Coimbra

Entre as deliberações do Comitê Regional ABC estão a realização de novos atos em defesa da Palestina e dos jornalistas nas cidades do ABC; contatar as demais subsedes da Apeoesp, sindicatos, grêmios estudantis e demais entidades da sociedade civil e organizar atividades culturais e artísticas com o tema da Palestina em praças e espaços públicos da região. O próximo evento será realizado no município de Santo André em março, em data a ser divulgada oportunamente.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo