A Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas e a subsede da APEOESP de Ribeirão Pires criaram, com entidades e representantes de partidos políticos da região, o Comitê Regional ABC em Defesa da Palestina. Foi realizado um ato no dia 27/01/2024 na Praça da Vila do Doce, centro da cidade de Ribeirão Pires, onde os participantes denunciaram a morte de mais de cem jornalistas em Gaza e mais de 26 mil pessoas, entre elas dez mil crianças assassinadas pelo governo sionista de Israel.
O ato teve o apoio também do Coletivo pelas Crianças e Vítimas de Guerra da Palestina, de São Paulo, organizado, entre outros, por Lúcia Skromov. A proposta do Comitê Regional é a realização de eventos com o tema da Palestina em espaços públicos para levar informação e promover debates sobre a ação do governo de Israel e estimular a organização de Comitês Regionais em outras cidades do Estado.
Foto: Valderez Coimbra
O apresentador do evento foi Francisco Bezerra da Federação Sindical dos Trabalhadores de São Paulo. Vilma Amaro, diretora regional ABC do Sindicato dos Jornalistas, afirmou que o objetivo do governo de Israel ao assassinar jornalistas é tentar esconder da população mundial os crimes que vem cometendo em Gaza, no interesse de se apossar do território a todo custo. Denunciou, ainda, a perseguição que o jornalista Breno Altman vem sofrendo em nosso país pelos sionistas que querem impedi-lo de denunciar os crimes de guerra praticados pelo governo de Israel em Gaza. Os participantes pediram o cessar-fogo já. Também houve apresentações de rappers da região e do rapper Pirata de São Paulo.
Na organização do Comitê Regional ABC em Defesa da Palestina estão Vilma Amaro, da Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas; Valderez Coimbra, Juscelino Rodrigues de Oliveira e Neusa Nakano da subsede da Apeoesp de Ribeirão Pires; Monica Dias da subsede Apeoesp de Santo André; a subsede da Apeoesp de Rio Grande da Serra; o Coletivo pelas Crianças e Vítimas da Guerra na Palestina; o PT de Ribeirão Pires; o PC do B; o CSP Conlutas; o PSTU; o TLS Trabalhadoras e Trabalhadores da Luta Socialista; o PSOL de Ribeirão Pires e MES – Movimento de Esquerda Socialista.
A Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas também participou do Ato realizado nas Escadarias do Teatro Municipal de São Paulo em 29 de janeiro, organizado pelo Coletivo pelas Crianças e Vítimas da Guerra na Palestina, denunciando o assassinato de jornalistas palestinos e a perseguição contra o jornalista Breno Altman.
Foto: Valderez Coimbra
Entre as deliberações do Comitê Regional ABC estão a realização de novos atos em defesa da Palestina e dos jornalistas nas cidades do ABC; contatar as demais subsedes da Apeoesp, sindicatos, grêmios estudantis e demais entidades da sociedade civil e organizar atividades culturais e artísticas com o tema da Palestina em praças e espaços públicos da região. O próximo evento será realizado no município de Santo André em março, em data a ser divulgada oportunamente.