Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Congresso da FIJ chama atores regionais a trabalhar por segurança e independência

Congresso da FIJ chama atores regionais a trabalhar por segurança e independência dos jornalistas da América Latina e Caribe

O texto, proposto pela Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC), ilustra uma situação alarmante dos jornalistas na América Latina e Caribe. Um terço dos jornalistas e trabalhadores dos meios de comunicação assassinados em 2018 em todo o mundo foram vítimas nesta região, apesar de não viver uma guerra convencional mas tem países como o México, em que são assassinados mais colegas do que na Síria, Iraque ou Afeganistão, entre outros.

Além disso, a taxa de impunidade dos crimes contra jornalistas na região chega a 98% e menos de 10% dos responsáveis destes crimes são levados aos tribunais.

Em sua carta, a FEPALC também destacou que, além dos assassinatos, sequestros e desaparecimentos, aumentou, em 2018,  as ameaças de prisão devido à aplicação de leis que penalizam a difamação em vários países do continente, os ataques ao sigilo de fonte e reiteradas práticas de assédio virtual contra mulheres jornalistas.

Os 300 delegados que participaram do Congresso em Túnis aprovaram o texto que pede um instrumento específico que supere as fraquezas dos protocolos e direções atuais no regime jurídico internacional.

O texto foi aprovado em meio a comoção causada pelos recentes assassinatos de Libardo Montenegro na Colômbia e Norma Serabia Garduza no México.

O Congresso também instou ao Comitê Executivo da FIJ a manter de forma sustentada a campanha de luta contra a impunidade, buscar financiamento para projetos que permitam organizar treinamento de segurança para jornalistas e envolver de forma mais ativa os sindicatos nacionais da região em iniciativas internacionais que visam garantir a segurança dos jornalistas, entre outros.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo