Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Coalizão em Defesa do Jornalismo discute segurança com ministro Lewandowski

Redação - FENAJ

A Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), da qual a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) faz parte, foi recebida, nesta quinta-feira (13/03), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. Na reunião, foram discutidos os principais desafios da proteção de jornalistas e comunicadores no Brasil atualmente: o aumento de agressões fisicas, a intensificação do assédio judicial e a hostilidade com teor de gênero e racial, que atinge, principalmente, jornalistas mulheres, LGBTQIA+ e profissionais negros nas redes sociais.

A FENAJ foi representada pelo secretário de Saúde e Segurança, Norian Segatto, que apresentou ao ministro dados e contexto da violência contra a categoria no Brasil. Também participaram Carla Egydia (pela Associação Brasileira de Jornalismo Digital – Ajor), Guilherme Duarte (pela Repórteres Sem Fronteiras – RSF), Letícia Kleim (pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji) e Angela Rehem (pelo Instituto Palavra Aberta).

O ministro afirmou que há compromisso do governo com o funcionamento do Observatório Nacional da Violência Contra Jornalistas e Comunicadores. A política pública foi criada em janeiro de 2023, após a tentativa de golpe que culminou em violência contra dezenas de jornalistas, mas carece de completa implementação. O secretário nacional de Justiça, Jean Uema, que coordena o Observatório, esteve presente à reunião e anunciou que, em breve, será publicada nova portaria que completa a institucionalização da política.

Em respostas ao quadro geral de violência apresentado pelas organizações, Lewandowski falou sobre a importância de formalizar as denúncias e deu caminhos para as demandas, além do funcionamento do Observatório.

Na ocasião, foi feita a entrega do relatório produzido pela CDJor de monitoramento de ataques a jornalistas durante as eleições municipais do ano passado. O documento compila episódios de ataques dentro e fora das redes e reflete o seu impacto na democracia.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo