Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cineclube Vladimir Herzog exibe Notas sobre um desterro, com a presença do cineasta Gustavo Castro

As filmagens do encontro de uma família  brasileira-palestina na Cisjordânia em 2018 são  revisitadas após 7 de outubro de 2023. O que era para ser um filme sobre as possibilidades de coexistência em uma terra ocupada, se transforma em uma brutal reflexão  sobre colonização, apartheid, genocídio e a recente proliferação de imagens de guerra, produzidas pelas próprias vítimas de um massacre que se repete no curso do tempo.

Em 2018 Gustavo Castro e o fotógrafo  Rafael de Oliveira percorreram a Cisjordânia ocupada, hospedados pela família de Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (FEPAL). Durante um mês cruzaram rodovias vigiadas por tanques e barreiras militares, documentando o cotidiano de quem vive sob ocupação. Era uma tentativa inicial de compreender a resistência civil, longe da retórica midiática. Mas a escalada de violência iniciada em outubro de 2023, com os bombardeios israelenses em Gaza após o ataque do Hamas, mudou o eixo do projeto.

“Há um ano e meio ouvimos notícias sobre Gaza, sempre de forma superficial, como se tudo tivesse começado em 7 de outubro de 2023. O filme parte da premissa de que, diante de um processo quase irreversível de limpeza étnica, tomar partido é uma obrigação”, afirma Gustavo Castro.

O curitibano Castro é  diretor, diretor de fotografia e editor. Realizou mais de 30 documentários sobre temas sociais na América do Sul, Amazônia e Oriente Médio. Notas sobre um desterro já passou pelo México, no 20° DocsMX- Goethe Institut; foi exibido na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, e  recentemente foi selecionado para o 46° Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana.

Ficha técnica:
Direção: Gustavo Castro
Roteiro: Juliana Sanson, Ticiano Monteiro e Gustavo Castro

🗓 26 de novembro, quarta-feira, às 19h.
📍Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo, SP (Sindicato dos Jornalistas de São Paulo)
Estacionamento próximo: rua Rêgo Freitas, 527 (sem convênio)
🎟 Exibição gratuita

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo