Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cine Birita traz releitura de ‘Tempos Modernos’

Cine Birita traz releitura de ‘Tempos Modernos’

O Cine Birita, mostra de curtas-metragens com sessões em diferentes bares, fará sua próxima edição no Café dos Bancários no dia 6 de fevereiro (quarta-feira). Em sua 8ª edição, o evento traz ao público filmes sobre o inusitado e o papel da arte na desconstrução de conceitos.

Dentre os curtas da programação está Quimera, direção de Karla Suarez, Lara Assis e Nalim Rodrigues. O filme-experimento faz uma releitura do clássico “Tempos Modernos” para mostrar o pesadelo que é viver, sonhar e acordar diante de uma realidade perturbadora: o agora.

“No contexto atual, é extremamente importante lançarmos uma reflexão sobre essa loucura que se tornou a presente fase do capitalismo em que vivemos”, conta o jornalista Danilo Motta, organizador do Cine Birita. “Os filmes desta edição foram escolhidos de modo a proporcionar uma programação que evidencie as ideias fora do lugar e como o curta-metragem se consolida como um espaço de formalismos e experimentações”, completa.

Além deste, também estão na programação os seguintes filmes:
Respeito, mas não aceito (dir. Guilherme Augusto, Lucas Lazarini, Luhdy Sardinha, Marília Dutra, Paola Favaro): Documentário experimental mostrando as narrativas LGBT na televisão.
Louça (dir. Pedro Caetano): Era para ser só mais um dia de faxina normal. Entretanto, coisas estranhas aconteceram…
Corpo que habito (dir. Gabriela Salem): Quantas amarras nos colocam quando não nos enquadramos nos padrões? Neste filme-ensaio vivenciamos a dor e a alegria da libertação de uma mulher e do seu corpo.
Passageiro (dir. Adriano Gomez): Na escuridão da noite, um assassino profissional executa seu trabalho com perfeição, sem saber o que lhe aguarda.
BUP (dir. Dandara de Morais): Um tributo ao silêncio. Olá, ansiedade! Bup é a ausência do silêncio. Uma tragicomédia em ritmo frenético sobre a presença da angústia, incômoda insegurança e constante inquietude. Que pena que saí do útero.
Quando o caminho do peixe é escolha (dir. Yudji Oliveira): Experimento em Super8, performance baseada no caos paulistano e lenda asiática.
Quimera (dir. Karla Suarez, Lara Assis e Nalim Rodrigues): Seria sonho, fantasia ou realidade inventada o que se vive nos pesadelos da vida real? Inspirado em “Tempos modernos”, esse filme-experimento mostra o pesadelo que é viver, sonhar e acordar diante de uma realidade perturbadora, o agora.

O Café dos Bancários fica na Rua São Bento, 413, centro de São Paulo. A casa abre às 17h, e os filmes começarão a ser exibidos às 19h. Além dos cartões de débito e crédito, também são aceitos os vales-refeição Alelo, Ticket, Sodexo, VR, Policard e Valecard. 

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo