Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Campanha Salarial Unificada: De norte a sul do país, jornalistas reivindicam valorização e direitos

“Quem defende o Jornalismo, valoriza as e os Jornalistas!”. Com esse tema, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) convoca os 31 Sindicatos filiados e toda a categoria para se engajarem na Campanha Salarial Nacional Unificada dos/das Jornalistas 2024.

Lançada em ato nacional realizado em 18 de novembro, durante o 22º Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI), a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Mobilização, Negociação Salarial e Direito Autoral  da entidade.

“A inédita campanha nacional, que terá mobilizações municipais, interestaduais e estaduais que serão deflagradas ao longo de todo o ano de 2024, visa impulsionar a valorização dos jornalistas”, explica o secretário de Negociação Salarial da FENAJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), Rafael Mesquita.

“O objetivo é a reconstrução dos direitos da categoria, fortalecendo as negociações coletivas nos setores privado e público, tanto na mídia quanto fora dela, conduzidas pelos sindicatos brasileiros”, pontua o dirigente.

 A  Campanha Salarial Nacional Unificada dos/das Jornalistas 2024 tem como princípios: 

·         Aumento real de salários

·         Correção de perdas salariais

·         Garantia de auxílios alimentação, creche e saúde

·         Implementação de plano de carreira e promoções

·         Respeito à jornada especial

·         Melhoria das condições de trabalho e segurança

·         Remuneração de horas extras

·         Protocolo de segurança para jornalistas

·         Promoção da igualdade de oportunidades

·         Combate às práticas antissindicais

·         Prevenção de violência e assédio

·         Saúde mental de jornalistas

·         Contratação de jornalistas diplomados

·         Defesa de carreira de jornalista no serviço público

É hora de fazer história

Samira de Castro, presidente da FENAJ, expressou o compromisso da Federação em liderar a maior luta conjunta da história da categoria. “Inspirados no lema de que só a luta muda a vida, estamos iniciando a trajetória das campanhas salariais nacionais. Mais do que nunca, é essencial dar voz às demandas coletivas das e dos jornalistas brasileiros, que historicamente têm sido oprimidos pelo modelo de negócios do jornalismo tradicional e são um dos grupos mais afetados pelas transformações no mundo do trabalho. Estaremos firmes nessa nova frente de batalha, em todo o Brasil, de norte a sul. Jornalistas brasileiros, mais do que nunca, uni-vos!”, enfatiza a líder sindical.

Lançamentos locais

A FENAJ enviou aos Sindicatos filiados o material de divulgação da Campanha e também orientou que estes realizem lançamentos locais. Ao longo do processo, a Federação promoverá plenárias, dias nacionais e regionais de luta, demonstrando seu apoio e solidariedade aos sindicatos.

Acesse o folder da campanha AQUI

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo