Após uma Campanha Salarial vitoriosa ser concluída no final de 2023, com o retorno do Quinquênio e reajustes acima da inflação para o piso salarial e no Vale-Refeição, é hora de retomar a luta por salários e direitos! Veja aqui.
A partir deste ano, a data-base de negociação para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) em Rádio e Televisão será no dia 1º de novembro, garantindo um espaço de tempo mais razoável para organizar a categoria antes do final do ano.
A CCT é um documento firmado entre o Sindicato dos Jornalistas com as empresas e contém uma série de cláusulas econômicas e sociais, com os direitos garantidos à categoria. Todos os anos, realizamos uma assembleia para discutir quais serão as principais reivindicações que serão levadas aos patrões.
Além do reajuste dos salários, é necessário lutar pelo retorno da PLR, pelo aumento do valor do Vale Refeição e pela unificação dos pisos da capital e do interior!
LEIA A PRÉ-PAUTA DE REIVINDICAÇÕES AQUI
O Sindicato convoca todas e todos os jornalistas que trabalham nas emissoras de São Paulo para a assembleia de discussão e aprovação da pauta de reivindicações, que acontecerá no próximo dia 29 de agosto, quinta-feira, em dois horários: às 10h30 e às 19h.
Qualquer jornalista que trabalhe em uma emissora poderá participar da assembleia – sendo ou não sindicalizado –, bastando enviar um e-mail para presidencia@sjsp.org.br. O link da reunião também estará disponível nos grupos do Sindicato com as redações. Por meio deste e-mail, também é possível enviar sugestões de reivindicações até o dia 28 de agosto.
Abaixo, o edital de convocação da assembleia:
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO
CNPJ/MF n.º 62.584.230/0001-00
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor presidente, ao final assinado, nos termos dos estatutos sociais e legislação aplicável, CONVOCA todos os jornalistas profissionais de São Paulo que prestam serviços nas empresas de Rádio e Televisão, que este edital virem ou dele tomarem conhecimento, a participarem da Assembleia Geral Extraordinária Virtual a realizar-se no dia 29 (vinte e nove) do mês de agosto de 2024, em duas sessões, por meio virtual. Primeira sessão assemblear, às 10 (dez) horas e 30 (trinta) minutos, em primeira convocação, com a presença de metade mais um da categoria, e às 10 (dez) horas e 40 (quarenta) minutos, em segunda convocação, com a presença de qualquer número de membros da categoria. Segunda sessão assemblear, às 19 (dezenove) horas, em primeira convocação, com a presença de metade mais um da categoria, e às 19 (dezenove) horas e 10 (dez) minutos, em segunda convocação, com a presença de qualquer número de membros da categoria. Para discutirem e deliberarem sobre a seguinte pauta: 1) Deliberar sobre a PAUTA DE REIVINDICAÇÕES a ser encaminhada ao Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (SERTESP); 2) Encaminhamentos da Campanha Salarial 2024/2025; 3) Contribuição Negocial; 4) Autorização para o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, através de seu diretor presidente, realizar negociações e assinar nova Convenção Coletiva de Trabalho com o Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (SERTESP) e, na hipótese de não lograr êxito nas negociações, autorizar o Sindicato a decretar a greve após o prazo legal de notificação do Sindicato patronal e por fim instaurar instância suscitando Dissídio Coletivo em face do Sindicato patronal referido, perante o Egrégio Tribunal Regional do Trabalho; 5) Estabelecer um estado de assembleia permanente para que a categoria discuta o andamento da campanha salarial a qualquer momento que julgar pertinente.
Para participar da assembleia, o jornalista deverá enviar mensagem se identificando como jornalista profissional para o e-mail jornalista@sjsp.org.br, e informar o número de celular ou o e-mail pelo qual pretende entrar no evento. O link será enviado no dia da assembleia.
São Paulo, 22 de agosto de 2024.
THIAGO CIANGA TANJI
Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
SINDICALIZE-SE!
Pela legítima defesa de nossa categoria, pela sustentação do nosso Sindicato, pela luta das e dos jornalistas do estado de São Paulo!