Aos organizadores do São Paulo Fashion Week
Não é a primeira vez que um furto de equipamentos na sala de imprensa desse evento é noticiado pelos jornais.
Por isso, nós repórteres fotográficos e cinematográficos do Estado de São Paulo, por meio de nossa entidade de classe, a ARFOC-SP, queremos manifestar nossa indignação por mais essa ocorrência, nas dependências do desfile e nos fazer solidários ao fotojornalista Yasuyoshi Chiba, a mais recente vítima dessa falta de segurança adequada. (Leia matéria abaixo)
Pedimos que a segurança do São Paulo Fashion Week esteja atenta ao credenciamento e acessos aos locais de imprensa, bem como possa dar tranqüilidade ao trabalho realizado por esses profissionais.
A Associação se coloca a inteira disposição para melhorar a cobertura de SPFW e ajudar a evitar que ocorrências lamentáveis como esta voltem a acontecer.
A Direção
Obs: O SJSP também se solidariza com a Arfoc-SP e todos os repórteres fotográficos
Protesto na SPFW
Mais uma vez a SPFW foi palco de protesto dos fotógrafos que cobrem o evento. Minutos antes do desfile de Alexandre Herchcovitch na tarde de ontem, eles bradaram palavras de ordem no pitch: “São Paulo Fashion Furto! Polícia!”
Tudo porque novamente o equipamento de um fotógrafo foi furtado o da sala de imprensa. “Eu não saí do meu lugar. Virei as costas para falar com a repórter a meu lado, e quando voltei para meu computador, a câmera já havia sido roubada. É um absurdo porque supostamente teríamos de estar entre colegas, não?”, declarou o japonês Yasuyoshi Chiba, da AFP ao Estado.
O fotógrafo também contou que, ao procurar a produção do evento, não obteve apoio. “Além da placa aqui dizendo que o SPFW não se responsabiliza pelos pertences, devia haver câmeras instaladas. Quando há câmeras de segurança, não há roubos assim. Todos os grandes eventos do mundo são assim”, continou Chiba, que, felizmente tem seguro e terá o valor do equipamento furtado, orçado em aproximadamente R$ 12mil, ressarcido.
Com informações do Estado de S. Paulo