Após primeira proposta patronal, Sindicato convoca assembleia de Jornais e Revistas da Capital para terça-feira, 30 de junho, às 10h30

Redação - SJSP

Após as mesas de negociação realizadas nos dias 16 e 23 de junho, as empresas de jornais e revistas da capital apresentaram sua primeira proposta para a Campanha Salarial 2026:

  • Piso salarial de 5 horas de R$ 4.893,50 (reajuste de 4,42%, a inflação do período);
  • Reajuste salarial de 4,42% para salários de até R$ 12.800;
  • Para salários acima desse valor, reajuste fixo de R$ 555,66;
  • Multa equivalente à Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de R$ 1.136,00 (reajuste de 4,42%);
  • Auxílio-creche de R$ 719,00 (reajuste de 4,42%);
  • Vale-refeição de R$ 31,00 para empresas com mais de 20 funcionários e de R$ 21,00 para empresas com até 20 funcionários.

Em relação às cláusulas sociais, as empresas propuseram apenas a manutenção das disposições da Convenção Coletiva anterior, rejeitando, até o momento, reivindicações apresentadas pela categoria, como a ampliação do auxílio-creche para todas e todos os jornalistas e a inclusão de uma cláusula específica sobre Inteligência Artificial.

Os patrões também informaram que apresentarão nas próximas semanas propostas de redação para três temas que seguem em negociação: convênio médico, diárias de viagem e jornada de trabalho.

Outro ponto apresentado na mesa pelas empresas é que os novos valores das cláusulas econômicas passarão a valer apenas no mês subsequente à assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho, o que posterga os efeitos financeiros do reajuste.

Durante a negociação, o Sindicato dos Jornalistas deixou claro que não concorda com a proposta de reajuste diferenciado, por entender que ela aprofunda desigualdades dentro da categoria. A bancada sindical também reafirmou que a valorização do piso salarial precisa ir além da mera reposição da inflação. É urgente enfrentar a histórica distorção do “pisinho”, e uma das formas de corrigir essa realidade é garantir ganho real para quem recebe os menores salários da categoria.

Além disso, o Sindicato cobrou avanços concretos nas demais cláusulas econômicas e sociais da Convenção Coletiva, reforçando que a campanha salarial não pode se limitar à manutenção de direitos. Além disso, não é aceitável que o reajuste não ocorra a partir do dia 1º de junho, a data-base da negociação.

Na mesa, as e os jornalistas presentes destacaram que é necessário conquistar melhorias efetivas para uma categoria que há anos enfrenta precarização, perdas salariais e redução das perspectivas de valorização profissional.

Uma nova rodada de negociações foi agendada para o dia 2 de julho, às 11 horas, quando as discussões terão continuidade.

Diante desse cenário, o Sindicato convoca toda a categoria para uma assembleia virtual na próxima terça-feira, 30 de junho, às 10h30. A participação de todas e todos é fundamental para avaliar a proposta patronal, definir os próximos passos da campanha salarial e fortalecer a mobilização necessária para avançarmos nas reivindicações da categoria. O link será compartilhado nos grupos e pode ser solicitado pelo e-mail jornalista@sjsp.org.br. Participe!

veja também

relacionadas

mais lidas