Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

América Latina: Sindicatos pedem inclusão de jornalistas em grupos prioritários de vacinação

América Latina: Sindicatos pedem inclusão de jornalistas em grupos prioritários de vacinação

No Brasil, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) pediu ao governo que desenvolva um plano de vacinação universal que considere os jornalistas como trabalhadores essenciais da linha de frente durante a pandemia.

“A inclusão dos jornalistas nos grupos prioritários se justifica pelo fato de que, à semelhança de outras profissões, como profissionais da saúde, professores, policiais ou bombeiros, os profissionais da mídia são obrigados a se colocar em risco, garantindo a todos os cidadãos o acesso à informações de confiança e interesse público”, disse a entidade.

No Peru, a Associação Nacional dos Jornalistas (ANP) enviou uma carta à Presidente do Conselho de Ministros, Violeta Bermúdez, expressando sua preocupação com a exclusão de jornalistas, fotojornalistas e outros profissionais da mídia dos grupos prioritários de vacinação contra covid-19.

De acordo com os registros do sindicato, 108 jornalistas morreram em todo o país com o vírus, o maior número de mortes por país na profissão. “Portanto, é incomum que o alto nível de vulnerabilidade a que estão expostos nossos colegas, que fornecem cobertura jornalística de potenciais focos de infecção, não tenha sido levado em consideração”, disse a ANP.

A ANP acrescentou que embora o Estado peruano tenha definido o jornalismo como um serviço essencial, “ainda não o trata como.

No Uruguai, o Conselho de Administração Central da Associação Uruguaia de Imprensa (APU) contatou o Ministro da Saúde do país, Daniel Salinas, destacando que os profissionais da mídia estão altamente expostos ao vírus quando fazem reportagens in loco.

“Prestar informações de qualidade à sociedade é um serviço essencial. Os jornalistas estão diariamente expostos ao potencial contágio da doença”, afirmou a APU, acrescentando que isso deve ser considerado pelas autoridades em seus planos de vacinação.

O Secretário Geral da IFJ, Anthony Bellanger, disse: “Desde o início da pandemia, os jornalistas provaram de forma esmagadora o papel essencial que desempenham ao informar seus cidadãos e lutar contra a desinformação sobre a covid-19. Os jornalistas são trabalhadores essenciais que devem ser tratados como tal nas campanhas nacionais de vacinação contra a covid-19 em todo o mundo . ”

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo