O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam as ameaças e ataques de cunho homofóbico sofridos por Marcelo Hailer, da Revista Fórum.
O jornalista publicou matéria sobre as repercussões de caráter fundamentalista de uma apresentação artística realizada durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris (confira aqui). De início a performance de artistas drags foi entendida, equivocadamente, como uma representação da obra “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci. Depois, porém, o diretor da apresentação explicou tratar-se de uma referência “a uma festa pagã ligada aos deuses do Olimpo”.
A publicação foi alvo de uma série de reações de extrema-direita. Marcelo recebeu ameaça de morte vinda de perfil anônimo da rede Instagram chamado “Afrontando Otários”, que comentou em um story do jornalista: “Chorume será o teu na vala seu viado FDP”.
“Minha primeira atitude, por segurança, foi tornar pública a agressão”, disse o jornalista ao SJSP. Marcelo, que já sofreu ameaças em 2021 por reportagem sobre massacre promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (confira aqui), observa uma certa profissionalização dos agressores atualmente: “Desta vez criaram um perfil anônimo, com escrita correta e característica profissional”.
Boletim de Ocorrência
O Sindicato ofereceu assistência jurídica ao jornalista e, junto à Fenaj, manifesta toda a solidariedade a Marcelo Hailer, que acertadamente registrou Boletim de Ocorrência: “Me assusta essa naturalização da violência no meio da nossa categoria. Não podemos aceitar nenhuma agressão como normal”.
O SJSP orienta que as(os) jornalistas não aceitem qualquer agressão, seja ameaça física, ofensa, ou qualquer cerceamento à liberdade de expressão e imprensa.
Toda força a Marcelo Hailer!
(Matéria atualizada em 31 de julho para corrigir informação sobre a apresentação realizada na abertura das Olimpíadas de Paris.)
Portal Oficial Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Presidente: Thiago Tanji
Secretário de Comunicação: Eduardo Viné Boldt
Redação: Juliana Almeida
As matérias assinadas não representam necessariamente a opinião da diretoria.