Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Agressões a Marcelo Hailer revelam intolerância e merecem repúdio

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam as ameaças e ataques de cunho homofóbico sofridos por Marcelo Hailer, da Revista Fórum.

O jornalista publicou matéria sobre as repercussões de caráter fundamentalista de uma apresentação artística realizada durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris (confira aqui). De início a performance de artistas drags foi entendida, equivocadamente, como uma representação da obra “A Última Ceia”, de Leonardo da Vinci. Depois, porém, o diretor da apresentação explicou tratar-se de uma referência “a uma festa pagã ligada aos deuses do Olimpo”.

A publicação foi alvo de uma série de reações de extrema-direita. Marcelo recebeu ameaça de morte vinda de perfil anônimo da rede Instagram chamado “Afrontando Otários”, que comentou em um story do jornalista: “Chorume será o teu na vala seu viado FDP”.

“Minha primeira atitude, por segurança, foi tornar pública a agressão”, disse o jornalista ao SJSP. Marcelo, que já sofreu ameaças em 2021 por reportagem sobre massacre promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais (confira aqui), observa uma certa profissionalização dos agressores atualmente: “Desta vez criaram um perfil anônimo, com escrita correta e característica profissional”.

Boletim de Ocorrência

O Sindicato ofereceu assistência jurídica ao jornalista e, junto à Fenaj, manifesta toda a solidariedade a Marcelo Hailer, que acertadamente registrou Boletim de Ocorrência: “Me assusta essa naturalização da violência no meio da nossa categoria. Não podemos aceitar nenhuma agressão como normal”.

O SJSP orienta que as(os) jornalistas não aceitem qualquer agressão, seja ameaça física, ofensa, ou qualquer cerceamento à liberdade de expressão e imprensa.

Toda força a Marcelo Hailer!

(Matéria atualizada em 31 de julho para corrigir informação sobre a apresentação realizada na abertura das Olimpíadas de Paris.)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo